Embu das Artes realiza simulação de acidentes no trânsito


Ação, que faz parte da Semana Nacional do Trânsito, também teve veículo em chamas e colisão com vítima fatal

Na manhã desta segunda-feira, 20, Embu das Artes realizou uma simulação na Avenida Rotary, envolvendo agentes de trânsito e o Corpo de Bombeiros.

A ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito na cidade, que adotou o tema "Pedestre e Ciclista: veja e seja visto".

A Secretaria de Mobilidade Urbana realiza desde sábado uma série de ações para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para se ter um trânsito mais seguro e gentil. As ações pretendem conscientizar os motoristas, ciclistas e pedestres.


Simulação

A ação simulou a colisão entre dois carros e uma moto com três vítimas, dois adulto e uma criança. A simulação contou ainda com a queima controlada de um veículo, com a atuação das equipes do Corpo de Bombeiros, mostrando o trabalho de contenção das chamas e em seguida abrindo o veículo em um caso de possível retirada de vítima.

A simulação mostrou como os bombeiros combatem esse tipo de acidente, usando roupas e equipamentos adequados.

Na pista, foi colocado um boneco, simulando uma vítima fatal de acidente, após colisão frontal. A figura da morte também fez parte do cenário.

Durante a ação, pode ser observada a maneira como os agentes de trânsito, bombeiros, equipe do Samu e outros profissionais agem em caso de acidentes. Os motoristas que passavam pelo local recebiam um panfleto com dicas de segurança.

Ao todo, 70 pessoas estiveram envolvidas na ação. A Secretaria de Mobilidade Urbana participou com três viaturas, mais cinco veículos oficiais como suporte; a Guarda Civil Municipal enviou três viaturas; o Samu disponibilizou uma viatura; e o Corpo de Bombeiros disponibilizou a Unidade de Resgate e um caminhão Auto Tanque.


Outras ações

Uma ação bastante aguardada é a Vivência PcD, que mostrará aos usuários comuns, dentro de uma experiência imersiva, como Pessoas com Deficiência vivem o seu dia a dia no trânsito.

Também acontecerão palestras para os guardadores de carro e para escolas e a simulação de um atropelamento.

Veja aqui a agenda de atividades e participe!


A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.





33 visualizações