top of page

Embu das Artes: SEAE realiza projeto em parceria com a Defesa Civil


O objetivo é capacitar agentes comunitários, mapeando áreas de risco de deslizamentos e prevenindo mortes.


A SEAE - Sociedade Ecológica Amigos de Embu foi contemplada pelo edital do Fundo Casa Socioambiental para executar o projeto "Comunidec Sua Vida em Primeiro Lugar". A SEAE é uma instituição não governamental que atua em defesa do meio ambiente e melhorias na condição de vida em Embu das Artes.


Em parceria com a Defesa Civil e o Desenvolvimento Social, o projeto engloba o mapeamento das áreas de riscos da cidade e a promoção de capacitações de agentes multiplicadores, visando a prevenção e percepção de riscos de desastres naturais.


Nesta semana foi implementado o Núcleo de Defesa Civil na região do Jardim do Colégio, em conjunto com funcionários da Defesa Civil, CRAS e liderança local.


Projeto

Em 2020, Embu das Artes passou a integrar o mapa de mortes por desastres ambientais. Na ocasião, um deslizamento de terra causou a morte de sete pessoas no Jardim do Colégio. Em 2022, foram três mortes no bairro Pinheirinho.


Foi neste contexto que a SEAE desenvolveu o projeto "Comunidec Sua Vida em Primeiro Lugar", com o objetivo de levar a percepção desses riscos às comunidades que sofrem com deslizamentos, e com isso prevenir mais mortes.


Com o projeto, quatro comunidades receberão treinamentos em parceria com a Prefeitura de Embu das Artes, a equipe da Defesa Civil e os funcionários de CRAS locais. O bairro Jardim do Colégio foi o primeiro a receber o treinamento. Os próximos são os bairros Vista Alegre – Servidão, Pinheirinho e Dom José.


O programa interno de voluntariado da Defesa Civil colocou em contato moradores e entidade para monitorarem diretamente as condições dos bairros em períodos de vulnerabilidade ambiental.


O Projeto foi implementado por meio do edital @fundocasasocioambiental. Vinte e quatro projetos (dentre 300) foram selecionados em todo o país para serem financiados e o projeto da SEAE foi um deles.

Fundo Casa Socioambiental

O Fundo Casa Socioambiental é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que financia pequenos projetos, e fortalecimento de capacidades, para iniciativas socioambientais de ONGs e grupos comunitários na América do Sul. A estratégia é o apoio a muitos projetos com pequenos valores ao invés de apoiar poucos projetos com grandes valores. Estes pequenos investimentos, aliados a uma visão integrada do território, geram impactos significativos e de forma distribuída. Em nossos 13 anos de atuação apoiamos mais de 1700 projetos em 10 países da região.


Sobre a SEAE A SEAE atua desde 1972 no cinturão sudoeste de São Paulo (Cotia, Embu das Artes, Taboão, Itapecerica da Serra, etc), promovendo ações e projetos para defesa do meio ambiente e melhorias na condição de vida da população mais vulnerável. A Sociedade Ecológica, no decorrer de suas cinco décadas de história, não apenas frustrou tentativas, como também conseguiu que decisões já tomadas fossem revogadas. Sua missão: estimular e ampliar os processos de transformação socioambiental dos municípios de Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra (cinturão sudoeste de São Paulo), atuando como representante da sociedade civil e promovendo ações sociais e educacionais em defesa da natureza e das pessoas.


Foto: SEAE




31 visualizações

تعليقات


bottom of page