top of page

Encontro em SP discute pesquisa em espiritualidade-religiosidade e saúde física e mental

Evento acontece no dia 6/7, das 9h às 18h, e faz parte de uma série de encontros que acontecerão até o Mednesp - Congresso da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil).

 

Espiritualidade-religiosidade relacionadas à saúde física, espiritualidade-religiosidade relacionadas à saúde mental, práticas de saúde complementares espirituais e fenômenos da consciência / sobrevivência após a morte são os temas dos paineis do 1º Encontro Nacional de Pesquisa em Espiritualidade da Associação Médico-Espírita do Brasil. O evento, promovido pela AME-SP e AME-Brasil, que acontece em 6 de julho, das 9h às 18h, na capital paulista, é um “aquecimento” para o Mednesp, o congresso da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), que será realizado em 2025, no Vila Blue Three, em São Paulo (SP).


O encontro irá reunir nomes como o cardiologista Álvaro Avezum, que, em 2015, foi considerado um dos brasileiros com maior produção acadêmica do mundo; Ercília Zilli, mestre em Ciências da Religião e fundadora da Associação Brasileira dos Psicólogos Espíritas; Marcelo Saad, coordenador de Pesquisas da Associação Médico-Espírita do Brasil, autor de Terapias Espirituais; e Alexander Moreira-Almeida, reconhecido internacionalmente pelas pesquisas mente-cérebro e autor de Ciência da Vida após a Morte.

“Será um evento de um dia para atualização e troca de experiências, de modo dinâmico e interativo, voltado a interessados em pesquisas científicas de alto nível sobre espiritualidade e saúde”, informa o médico homeopata Marcelo Saad.


Serão quatro mesas. Cada uma terá uma palestra de 30 minutos com um pesquisador reconhecido no assunto. Em seguida, haverá 60 minutos de debate com outros pesquisadores. Assim, mais da metade do evento terá um formato diferente do clássico modelo de palestras expositivas. O debate incluirá perguntas da plateia. A AME-Brasil inaugurará com esta iniciativa mais eventos focados na pesquisa científica de alto nível.

 

AGENDA

8h45 – AME-SP e AME-Brasil.

9h / 9h30 – MESA 1: Espiritualidade-Religiosidade Relacionadas à Saúde Física.

PALESTRANTE: Álvaro Avezum Jr.

9h30 / 10h30 – DEBATE 1

Alessandre de Carvalho Jr. | Alexandre Serafim | Fabio Nasri

 

10h30 / 11h – Intervalo

 

11h / 11h30 - MESA 2: Espiritualidade-Religiosidade Relacionadas à Saúde Mental.

PALESTRANTE: Ercília P. Zilli.


11h30–12h30 - DEBATE 2

Camilla C. Braghetta | Juliane P B Gonçalves | Suzana Avezum

12h30 / 14h – Intervalo para almoço

14h / 14h30 – MESA 3: Práticas de Saúde Complementares Espirituais / Espíritas.

PALESTRANTE: Marcelo Saad.

14h30 / 15h – DEBATE 3

Raimundo L. I. Santos | Alejandro V. D. Vera | Alexandre Anefalos

15h30 / 16h – Intervalo

16h / 16h30 – MESA 4: Fenômenos da Consciência / Sobrevivência Após a Morte.

PALESTRANTE: Alexander Moreira-Almeida.

16h30–17h30 – DEBATE 4

Everton O. Maraldi | Mario F. Prieto Peres | Mateus D. Martinez

17h30 / 18h – Encerramento.

AME-SP e AME-Brasil

 

Serviço

Quando: 6 de julho

Onde: Casa de Portugal (Avenida da Liberdade, 602, São Paulo – SP).

Horário: 9h às 17h30

Inscrições no site

 

SOBRE OS ORADORES

 

ALEJANDRO V. D. VERA – MÉDICO PSIQUIATRA PELA UNIFESP, PÓS-GRADUADO PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LOGOTERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL FRANKLIANA, PRESIDENTE DA AME-OSASCO, COORDENADOR DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE MENTAL DA AME-BRASIL.


ALESSANDRE DE CARVALHO JR – FISIOTERAPEUTA, MESTRADO PELA UFRG, PROFESSOR DA PÓS-GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA (H.I. ALBERT EINSTEIN), PROFESSOR DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR (C.U. SÃO CAMILO).


ALEXANDER MOREIRA-ALMEIDAMÉDICO, PROFESSOR DA UFJF ONDE FOI FUNDADOR E DIRETOR DO NUPES (NÚCLEO DE PESQUISA EM ESPIRITUALIDADE E SAÚDE). ORGANIZADOR DO LIVRO “CIÊNCIA DA VIDA APÓS A MORTE”.


ALEXANDRE ANEFALOSMÉDICO GASTROENTEROLOGISTA, MESTRADO EM CIÊNCIA CIRÚRGICA PELA UNIFESP, DOUTORANDO EM CIÊNCIAS DA CIRURGIA PELA UNICAMP, COORDENADOR DO NÚCLEO DE CAPELANIA ESPÍRITA DA AME-BRASIL.


ALEXANDRE SERAFIM – MÉDICO, MESTRADO EM NEUROLOGIA / NEUROCIÊNCIAS PELA UNIFESP, PROFESSOR DE PEDIATRIA DA UNITAU ONDE COORDENA A DISCIPLINA DE MEDICINA E ESPIRITUALIDADE.


ALVARO AVEZUM JR. – MÉDICO, PRESIDIU O DEPARTAMENTO DE ESPIRITUALIDADE E MEDICINA CARDIOVASCULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. EM 2015 FOI UM DOS BRASILEIROS COM PRODUÇÃO ACADÊMICA DE MAIOR IMPACTO NO MUNDO.


CAMILLA CASALETTI BRAGHETTATERAPEUTA OCUPACIONAL, MESTRADO EM CIENCIAS PELA USP E DOUTORANDA NESTA INSTITUIÇÃO, CO-ORGANIZADORA DO “TRATADO DE ESPIRITUALIDADE E SAÚDE”.


ERCÍLIA ZILLI – PSICÓLOGA, MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, FUNDADORA E PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PSICÓLOGOS ESPÍRITAS, ONDE É SUPERVISORA CLÍNICA E COORDENA PROJETOS SOCIAIS.


EVERTON DE OLIVEIRA MARALDI – PSICÓLOGO, PÓS-DOUTORADO PELA USP, PROFESSOR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA RELIGIÃO DA PUC-SP. DIRETOR DA PARAPSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. DIVERSOS TÍTULOS DE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL.


FABIO NASRIMÉDICO, MESTRADO PELA UNIFESP. COORDENADOR DO GRUPO MÉDICO ASSISTENCIAL DE ESPIRITUALIDADE DO HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. CO-ORGANIZADOR DO LIVRO “APOIO ESPIRITUAL EM SAÚDE”.


JULIANE P B GONÇALVES – FISIOTERAPEUTA, MESTRADO, DOUTORADO E PÓS-DOUTORADO PELA USP, INVESTIGANDO SOBRE RELIGIOSIDADE, ESPIRITUALIDADE, VALORES, VIRTUDES NA SAÚDE. MEMBRO DO INSTITUTO DE PESQUISA HOMERO PINTO VALLADA.


MARCELO SAAD – MÉDICO, DOUTORADO PELA UNIFESP. COORDENADOR DO DEPARTAMENTO DE PESQUISAS DA AME-BRASIL. ENGAJADO EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS, PALESTRAS TÉCNICAS E TAREFAS ACADÊMICAS. ORGANIZADOR DO LIVRO “TERAPIAS ESPIRITUAIS”.


MARIO F. PRIETO PERES – MÉDICO, DOUTORADO PELA UNIFESP, PÓS-DOUTORADO PELA THOMAS JEFFERSON UNIVERSITY (EUA), PESQUISADOR NO H. ALBERT EINSTEIN, PROFESSOR DA PÓS-GRADUAÇÃO DA USP. PRESIDENTE DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE CEFALEIAS.


MATEUS D. MARTINEZPSICÓLOGO, MESTRADO E DOUTORANDO PELO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP, DOUTORADO SANDUÍCHE NA UNIVESITY OF NORTHAMPTON (R.U.), DESENVOLVE ATIVIDADES ACADÊMICAS NA USP E PUC-SP.


RAIMUNDO LUIZ I. DOS SANTOSCIRURGIÃO PLÁSTICO, MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA, PERITO MÉDICO FEDERAL, COORDENADOR ONCOLOGIA CUTÂNEA DO HOSPITAL EVANGÉLICO DE VILA VELHA, COORDENADOR GRUPO DE ESTUDOS DO ECTOPLASMA (AME-ES).


SUZANA G. P. AVEZUM – GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA E EM DIREITO, MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PELA UNISA. PSICANALISTA COM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ESPIRITUALIDADE E SAÚDE.

 

Sobre a Associação Médico-Espírita (AME) – A Associação Médico-Espírita é uma organização dedicada ao estudo, ensino e prestação de cuidados no campo da saúde, entendendo-a como estado de plenitude e harmonia orgânica, psicológica e espiritual. É uma entidade com fins científicos, educativos e beneficente e sem fins lucrativos. Segue a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, tendo em vista as suas relações, integração e aplicação nos campos da Filosofia, da Religião e das Ciências, em particular da Medicina, procurando fundamentá-las por meio de estudos, realização de estudos científicos e ensino do novo paradigma médico-espírita.

Comentários


bottom of page