Polícia Militar liberta vítima de sequestro relâmpago


Por Fau Barbosa

Um dos bandidos, da quadrilha do PIX, foi morto em confronto com os policiais.

Nesta segunda-feira, 4, por volta das 23h50, Policiais Militares faziam patrulhamento pela Estrada do Caiapiá, quando a viatura de área M-33311 avistou um veículo Celta prata, com placas de Itapevi, circulando pela Rua Xavantes sentido comunidade do Morro do Macaco, em Cotia. O veículo estava com as luzes apagadas, o que chamou a atenção dos policiais. As placas estavam adulteradas e o veículo estaria envolvido na prática de

roubo com retenção de vítima, para transferências via PIX.


Os policiais tentaram realizar a abordagem do veículo, porém o condutor empreendeu fuga circulando por algumas ruas do bairro, tentando despistar a equipe.

Na altura do número 100 da Rua da Paz, ele perdeu o controle da direção do veículo, colidindo contra um poste. Três indivíduos saíram do veículo e fugiram a pé por uma viela próxima. No veículo, os policiais localizaram uma vítima que havia sido sequestrada na porta de sua casa, meia hora antes.


O confronto

Os policiais fizeram contato com outras equipes de área, informando as características físicas dos autores do roubo. A Equipe do Comando do 6º BAEP, viatura E-05222, fez contato com os policiais e com a vítima, pegando informações a respeito das características dos bandidos. Em seguida, a equipe fez incursão pela comunidade, quando em dado momento deparou-se com um barraco entreaberto, na Viela da Paz.


Ao fazer a varredura no local, um indivíduo saiu repentinamente de trás de uma parede apontando uma arma contra a equipe. Os policiais imediatamente se defenderam da iminente agressão, atingindo o indivíduo com três disparos.

O indivíduo não portava documentos e foi socorrido com vida pela UR-18212 do Corpo de Bombeiros até o hospital de Cotia, onde veio a óbito.

Com o criminoso foi apreendida uma pistola 9mm marca Canik com a numeração raspada e um carregador com 16 munições intactas.


O local permaneceu preservado pela viatura do BAEP 63 até a chegada da perícia.


A roupa que o indivíduo vestia foi a mesma visualizada em um vídeo do roubo com a retenção da vítima, além disso, durante busca no veículo Celta, foi localizada uma blusa vermelha que o indivíduo portava na cintura na hora do roubo.

A vítima reconheceu o indivíduo sem sombra de dúvidas, como sendo um dos autores do sequestro. Ele foi posteriormente identificado como W.G.S.L., de 22 anos.


O veículo Honda CRV, produto do roubo, foi localizado na Rua Potengi, no Jardim Nova Coimbra, e preservado para perícia pela viatura do BAEP 64.


O sequestro

A vítima, um comerciante de 51 anos, informou aos policiais que por volta das 23h30 desta segunda-feira, 4, estava em seu veículo Honda/CR-V, na porta de sua residência, no Portal da Primavera, quando foi rendido por três indivíduos, todos armados. Eles disseram que iriam mantê-la retida para efetuar transferências via PIX. A vítima foi mantida em cárcere, sendo inclusive agredida pelos bandidos. Um quarto indivíduo saiu do local dirigindo um veículo Corsa prata.


No vídeo abaixo é possível ver o momento em que os meliantes abordam a vítima.

A ocorrência foi apresentada e registrada em Boletim de Ocorrência no DP de Cotia, com natureza "Roubo (art. 157) consumado, com duas ou mais pessoas (art. 157, §2o., II), manter a vítima em seu poder, restringindo sua liberdade (art. 157, §2o., V), com violência ou ameaça exercida com emprego de arma de fogo (art. 157, §2o.A, I); Homicídio (art.121), e Legítima Defesa (art. 23, II).


Atenderam a ocorrência as viaturas M33311, Cb Pereira e Sd Ramaldes, com apoio do CFP Ten Coelho e Sd Leudney; do CGP III, 3 Sgto. Franco, Cb Duraes e Sd Calixto; do CGP III intermediário, Sgto. Laurentino e Cb Apolinário; M-33301, Sd Nogueira e Sd Tancredo; M-33314, Sd Madeira e Sd Jandre; e das viaturas de BAEP E-05222; BAEP 63; BAEP64; e UR-18212 - Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros.





1,040 visualizações