top of page

Fórum sobre Segurança nas Escolas lota Câmara Municipal de São Roque


O 1º Fórum de Prevenção e Segurança nas Escolas, realizado na noite de quarta-feira, dia 27 de abril, foi um grande sucesso em São Roque. O evento lotou a Câmara Municipal da cidade, unindo representantes do executivo e legislativo municipal, entidades e profissionais do campo da educação e segurança, além da população civil, centenas de pessoas juntas num único objetivo, falar sobre a segurança nas unidades escolares.


“É muito emocionante ver nossa Câmara cheia desta forma. São Roque sai na frente com a realização deste evento, que traz especialistas sobre estes temas complexos, ampliando o dialogo com a população e buscando soluções que levem segurança e bem-estar a educadores, alunos e suas famílias”, afirmou o Prefeito Guto Issa.


O evento contou com três palestrantes, sendo a primeira, a fonoaudióloga, escritora e palestrante Beatriz Guntzel. Especialista em conectar famílias através da voz do coração e idealizadora do ‘Método Olhar Além dos Sintomas’, a profissional falou aos presentes sobre sua experiência na área pedagógica e sobre diversos temas, como saúde emocional e a relação das crianças com suas famílias e profissionais de ensino.


Em seguida, foi a vez do especialista em educação, Alexandre Schneider, falar a plateia. Ex-Secretário Municipal de Educação de São Paulo e Pesquisador da FGV/DGPE e do Transformative Learning Technologies Lab da Universidade Colúmbia em Nova York, o profissional abordou a dinâmica da administração pública na segurança escolar, práticas de integração dos alunos ao ambiente escolar e familiar, entre outros aspectos.


E finalizando as apresentações da noite, foi a vez do Major da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Emerson Perez Lozano. Atuante por 10 anos na iniciativa privada antes de ingressar na carreira militar, o profissional foi um dos responsáveis pelo policiamento em São Roque, através do comando do 50º BPMI e pôde falar aos presentes sobre a atuação das forças policiais na integração e proteção da comunidade escolar, bem como suas experiências pessoais na área.


Ao final da palestra, todas as três autoridades responderam perguntas dos presentes sobre temas ligados a educação e a segurança nas escolas.

“Agradeço aos nossos palestrantes e a toda comunidade escolar, autoridades, representantes de entidades civis e a população que esteve conosco nesta noite. Através do que foi discutido aqui, com certeza realizaremos cada vez mais ações que promovam a integração entre a comunidade escolar e que levem mais segurança ao ambiente escolar”, afirmou a Diretora de Educação de São Roque, Dircelene Segura.

Ações

O fórum integra as diversas ações adotadas pela Prefeitura de São Roque para ampliar a segurança de alunos e profissionais de educação na cidade. Entre as ações já adotadas, estão a ampliação das rondas escolares, realizadas pela Polícia Militar e Guarda Municipal nas instituições privadas e públicas da cidade. Além disso, também foi criada uma linha direta de comunicação entre a Guarda Municipal e os gestores escolares, para que os agentes de segurança possam ser acionados de forma rápida para o atendimento de qualquer ocorrência. Também estão previstos investimentos de R$ 4 milhões por ano em totens de segurança, que serão instalados em diversos pontos da cidade, além da implementação de políticas anti bullying nas unidades, bem como o apoio psicológico a estudantes e profissionais de educação da rede municipal.


Fotos: Guilherme Gomes

7 visualizações
bottom of page