Feriado de 9 de Julho está mantido em todo o estado de SP


O feriado estadual de 9 de Julho, na próxima sexta-feira (9), data em que ocorreu a Revolução Constitucionalista de 1932, não foi incluído no calendário de datas comemorativas antecipadas para conter o avanço da Covid-19 e está mantido tanto no estado de São Paulo quanto na capital paulista.

O feriado deve mexer com o funcionamento dos principais órgão públicos, além de postos de saúde e bancos. O estado de São Paulo continua na fase de flexibilização do Plano SP, que autoriza lojas, shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes a operar até as 21h. A capacidade máxima de funcionamento do comércio é de até 40%. A Prefeitura de São Paulo afirmou que a vacinação contra a Covid-19 na sexta (9) e no sábado (10) só acontecerá para a repescagem do grupo de 40 e 41 anos, exclusivamente nas 82 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) Integradas (veja endereços aqui). Bancos e transporte Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias na data e as áreas de autoatendimento estarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento dos bancos na capital paulista e no interior. A entidade afirma que as contas de consumo, como água, energia e telefone, e carnês com vencimento em 9 de julho poderão ser pagos no próximo dia útil, segunda-feira (12), sem acréscimo de juros. No transporte público, Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ônibus municipais e intermunicipais da EMTU também vão operar em esquema de feriado, com maior tempo de espera nas plataformas e nos pontos, como de costume. Feriados antecipados na capital Em março, a Prefeitura de São Paulo anunciou a antecipação de cinco feriados municipais para tentar aumentar o isolamento social e conter o avanço de casos de Covid-19 na cidade. O adiantamento aconteceu apenas no âmbito municipal, e os feriados antecipados naquela ocasião foram os seguintes:

  • Corpus Christi – 3 de junho de 2021

  • Consciência Negra – 20 de novembro de 2021

  • Aniversário da cidade – 25 de janeiro de 2022

  • Corpus Christi – 16 de junho de 2022

  • Consciência Negra – 20 de novembro de 2022

Com informações do G1

Foto: Secom/GESP - O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 1932, no Ibirapuera, monumento que presta homenagem aos estudantes e soldados mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932.


38 visualizações