top of page

GCM de Itapevi completa 26 anos


Corporação foi criada no ano de 1997 e tem sido fundamental na segurança pública do município


No dia 5 de setembro (terça-feira), às 18h, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi celebra 26 anos de criação da corporação. O evento acontece na Arena Parque (Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, Vila Nova).


Para homenagear os agentes de segurança serão entregues medalhas decenais para os GCMs que completaram 10 e 20 anos de serviço, além de honrarias de mérito por ocorrências de destaque e bons serviços prestados aos munícipes. Serão homenageados com medalhas de láurea de mérito pessoal 27 Guardas que se destacaram no atendimento de ocorrências e serviços prestados nos anos de 2022 e 2023, além de uma homenagem póstuma à subinspetora Vanda Maria Rocha Alves (falecida aos 66 anos em junho de 2023), com a entrega de medalha de honra ao mérito aos familiares.


Sobre a GCM

Foi criada em 5 de setembro de 1997, sob a Lei Complementar nº 3. O efetivo da GCM é composto, atualmente, por 216 agentes em seu efetivo, 42 veículos (entre carros e motocicletas), 8 cães policiais, além de bases comunitárias fixas, nos bairros de Amador Bueno (Praça Paulo França), Vila Dr. Cardoso (Rua André Cavanha), Centro (Terminal Rodoviário) e móveis situados na região central.


Atualmente, a corporação conta ainda com o COI (Centro de Operações Integrada), no Jardim Santa Rita, que coordena todas as ações da Guarda diretamente do prédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.


A GCM tem como objetivo principal atuar na proteção da população, patrulhamento comunitário, desenvolvimento de ações de prevenção à violência e ao crime, ordenamento de tráfego, além de garantir o bem-estar e a ordem pública.


A guarda efetua patrulhamento de rotina a pé, com uso de veículos e motocicletas. A corporação conta com unidades de Rondas Preventiva, Ronda Escolar, Canil, Bike Patrulha, GET (Grupamento Especializado de Trânsito), Guardiã Maria da Penha (em cooperação com Ministério público), Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Patrulhamento regional Bairro a Bairro e Banda da GCM.


A sede administrativa da Guarda Municipal está localizada na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi (Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 860 – Vila Santa Rita) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço operacional da Guarda Civil Municipal funciona 24 horas.


Em caso de emergência, a GCM pode ser acionada 24 horas por dia pelos telefones 199 e 153. Foto: Divulgação/PMI

16 visualizações

Komentarze


bottom of page