top of page

Governo de SP abre 1.550 vagas em cursos profissionalizantes na Região Metropolitana


Ação é voltada para jovens de 16 a 24 anos de idade que buscam qualificação para o primeiro emprego

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abre nesta quarta-feira (2) inscrições para 1.550 vagas em cursos gratuitos, na Região Metropolitana de São Paulo, para a qualificação profissional de jovens de 16 a 24 anos com ensino fundamental completo que buscam inserção no mercado de trabalho. No estado de São Paulo são 15 mil vagas no total. As vagas na região são nas áreas de Gestão & Negócios, TI e automotivo, com inscrições até o dia 21 de agosto. Para se inscrever, os interessados devem realizar um cadastro e selecionar o curso desejado no site www.cursosprofissionalizantes.sp.gov.br. Além disso, os inscritos devem responder ao Quiz Vocacional no App Meu Futuro Profissional para efetivar a inscrição. Não precisa realizar processo seletivo.


Critérios para participar

  • Ter 16 a 24 anos de idade.

  • Morar no Estado de São Paulo.

  • Ter ensino fundamental completo.

  • Realizar o teste de orientação vocacional do Aplicativo Meu Futuro Profissional.

  • Fazer a inscrição no curso desejado pelo botão abaixo "Inscreva-se".

Calendário

Inscrições até o dia 13/08

Convocação para matrícula: A partir do dia 16/08

Início das aulas: a partir do mês de setembro

Mais informações A comunicação com os inscritos é feita unicamente por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site. As aulas têm previsão de início em setembro. Além dos cursos presenciais, estão abertas opções no formato remoto nas áreas de tecnologia, Gestão & Negócios e Saúde. São 9.116 vagas disponíveis e a inscrição pode ser feita também pelo site. Os cursos foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mundo do trabalho e abrangem as seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Automotivo e Saúde. De acordo com o IBGE (2022), cerca de 30,9% da população jovem do Estado de SP estão desocupados; muitos em emprego informal, sem formação mínima para acessar o setor produtivo. As opções de cursos têm duração de 120 horas e poderão ser realizadas ao longo de quatro meses no formato presencial ou remoto, com aulas ao vivo. As aulas presenciais serão realizadas em escolas técnicas, como as unidades de ETECs e FATECs, de 75 municípios do estado de São Paulo.

Serviço Inscrições para cursos profissionalizantes para jovens Data: 02 e 21 de agosto de 2023 Onde: www.cursosprofissionalizantes.sp.gov.br Sobre a SDE A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

40 visualizações

Comments


bottom of page