top of page

Governo divulga boletim sobre a greve em São Paulo


O Governo de SP divulgou às 08h45 desta terça-feira, 3, um boletim sobre a greve do Metrô, CPTM e Sabesp em São Paulo.


Desde as primeiras horas da manhã, as equipes diretivas das três empresas estão monitorando a adesão à greve e adotando as medidas de contingência necessárias para garantir a prestação dos serviços públicos à população.


Na manhã de hoje, dois oficiais de justiça estiveram presentes no Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô e da CPTM e puderam ver que a decisão emitida pelo Tribunal Regional do Trabalho não vem sendo acatada. O TRT havia deliberado contrariamente à greve das três categorias e determinado a manutenção dos serviços de transporte em 100% nos horários de pico e 80% nos demais períodos, além de 85% do contingente referente a serviços essenciais da Sabesp. A Justiça também se manifestou contrariamente a liberação de catracas devido ao alto risco de tumultos e acidentes graves nas estações. A partir da constatação do descumprimento, o Metrô e a CPTM adotarão as medidas legais cabíveis para cumprir com as penalidades estabelecidas pelo judiciário.


Linhas do Metrô e CPTM em funcionamento

As linhas de transporte metropolitano já concedidas, linha 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, operam normalmente.


No momento, os trens metropolitanos e o metrô operam da seguinte forma:


Metrô

• Linha 1- Azul: fechada

• Linha 2- Verde: fechada

• Linha 3-Vermelha: fechada

• Linha 4-Amarela (ViaQuatro): funcionamento normal

• Linha 5-Lilás (Via Mobilidade): funcionamento normal

• Linha 15- Prata: fechada


Trens - em operação parcial desde às 5h

• Linha 7- Rubi: de Caieiras a Luz

• Linha 8- Diamante (Via Mobilidade): funcionamento normal

• Linha 9- Esmeralda (Via Mobilidade): funcionamento normal

• Linha 10- Turquesa: fechada

• Linha 11-Coral: de Guaianases a Luz

• Linha 12- Safira: fechada

• Linha 13- Jade: fechada


Integrações abertas: Linha 7-Rubi na Estação Barra Funda com a Linha 8-Diamante / Linha 11-Coral e 7-Rubi na Estação Luz com a Linha 4-Amarela.

As transferências com a Linha 3-Vermelha, na Barra Funda, e com a Linha 1 Azul, na Luz, continuam fechadas.


Ônibus

Os ônibus municipais e intermunicipais circulam normalmente nesta terça-feira (3). A EMTU e a SPTrans organizaram um esquema especial para manter a frota total durante todo o dia a fim de minimizar os transtornos causados à população por essa greve ilegal. Na capital, a SPTrans ampliou os itinerários de mais de 20 linhas municipais para que os passageiros consigam chegar mais perto de locais com maior concentração de comércio e serviços.


Sabesp

Todos os sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos seguem operando regularmente.


Ponto Facultativo

O Governo de São Paulo determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital nesta terça-feira (3). O objetivo é reduzir os prejuízos à população, garantindo a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados para a data da greve. Os serviços de segurança pública não serão afetados, assim como os restaurantes e postos móveis do Bom Prato, que continuam a oferecer normalmente as refeições previstas nesta terça. As consultas em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital e em outras unidades de saúde estaduais terão seus reagendamentos garantidos, assim como nos postos do Poupatempo. Aulas e provas da rede estadual de ensino também serão repostas e reagendadas.

47 visualizações

Comments


bottom of page