Hospital de Cotia registra 100% dos leitos de UTI ocupados

Por Fau Barbosa

O Hospital de Itapecerica da Serra segue na mesma situação. Os leitos de enfermaria, em ambos, também registraram 100% de ocupação nesta segunda-feira,8.

Nesta segunda-feira, 8, a reportagem do Portal Viva entrou novamente em contato com a Secretaria de Saúde do estado de SP, para saber como estava a ocupação dos leitos dos dois maiores hospitais da região: o HRC - Hospital Regional de Cotia e o HGIS - Hospital Geral de Itapecerica da Serra.

"A Secretaria de Estado da Saúde mantém o monitoramento do cenário da COVID-19 em todas as regiões. Hoje (8) a taxa de ocupação na Grande São Paulo é de 81,9 % de UTI e 72,8% em enfermaria. Diante do aumento dos índices, é fundamental reforçar as medidas de prevenção e respeitar as diretrizes do Plano São Paulo e do "toque de restrição" apresentado pelo Governo de SP.

No Hospital Geral de Itapecerica da Serra são 18 leitos de UTI e 10 de enfermaria, que estão temporariamente ocupados. No Hospital Regional de Cotia são 20 leitos de UTI, que registrou hoje 100% de ocupação e 33 leitos de enfermaria, que estão temporariamente ocupados. Vale destacar que as taxas de ocupação variam com a oscilação no decorrer do dia em virtude de fatores como altas, óbitos ou transferências para leitos de enfermaria ou UTI, por exemplo.

Além de manter seus hospitais e auxiliar a rede pública, a Secretaria também uma estratégia especial de gestão de leitos hospitalares, para dar prioridade à internação de pacientes com quadros respiratórios agudos e graves, com suporte da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) para as transferências.", diz a nota recebida da Secretaria de Saúde.


Imagens: Seconci-sp.org.br