top of page

Itapevi conquista 13º título do Campeonato Estadual Paulista de Fanfarras e Bandas 2022


Banda Musical de Marcha Sênior foi a grande campeã estadual e Banda Marcial Jovem ficou em 2º lugar; conjuntos irão representar o estado de São Paulo em competição nacional, em Lorena


Neste domingo (18), a cidade de Itapevi sediou o Campeonato Estadual Paulista de Fanfarras e Bandas 2022, organizado pela Ocifaban (Associação Paulista de Fanfarras e Bandas), no Parque da Cidade, e faturou dois importantes títulos na competição.

A Banda Musical de Marcha Sênior (metais, madeiras e percussão), foi a grande campeã estadual, esse é o 13º título na competição e a Banda Marcial Jovem (metais e percussão), conquistou o 2º lugar. A cidade ainda foi campeã nas categorias mor, baliza, corpo coreográfico e pavilhão cívico. Cerca de 40 músicos do município participaram das disputas.

“É fantástico termos resultados tão expressivos. É fruto de muito investimento, organização e planejamento responsável. Vamos agora em busca das conquistas nacionais e sempre de avançarmos na difusão da música na cidade e no país”, explica o prefeito de Itapevi, Igor Soares.

Com as colocações, Itapevi leva as duas bandas para a competição nacional em disputa que acontece em novembro, na cidade de Lorena, no interior do Estado de São Paulo.

A Prefeitura é responsável por manter a infraestrutura das bandas oferecendo transporte, alimentação, instrumentos musicais e professores para qualificação dos jovens estudantes.

Escola Livre de Música de Itapevi

Com o objetivo cuidar da iniciação, formação musical e difusão da música erudita e popular de crianças e adolescentes da cidade, a Prefeitura mantém a Escola Livre de Música de Itapevi (ELM – Avenida Presidente Vargas, 88, na Vila Nova Itapevi), que funciona administrativamente de segunda a sexta, das 8h às 17h.


Na Escola são oferecidas inscrições para aulas de violão, teclado, canto coral, bateria, percussão sinfônica, metais (eufônio, trombone, trompa, trompete, tuba) e madeiras (saxofone, clarineta e flauta transversal).


Além disso, é possível fazer aulas de expressão corporal e musicalização – uma iniciação musical por meio da flauta doce e do coral infantil destinada às crianças de 7 a 10 anos, enquanto as demais são voltadas para alunos acima de 10 anos de idade.


Para se inscrever, não é necessário levar nenhum documento específico, porém para a matrícula, é necessário apresentar uma cópia do RG, comprovante de endereço e escolar e duas fotos 3×4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de pais e responsáveis.


As aulas na Escola Livre de Música acontecem de segunda a quinta-feira, das 8h às 21h, e às sextas-feiras, das 8h às 18h. O polo é administrado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude.


Mais informações sobre as aulas podem ser obtidas pelo telefone 4142-1304 e o e-mail é projetoescolademusica@gmail.com.

Foto: Célio Júnior / Ex Libris / PMI

35 visualizações

Comments


bottom of page