Certificação pode atrair investidores e serve para definir políticas estratégicas para desenvolvimento sustentável na cidade
A Prefeitura de Itapevi conquistou, nesta terça-feira (19), a tão aguardada “certificação” do programa Verde Azul. A entrega da qualificação foi realizada no Palácio do Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo.
A cidade figura entre as que mais realizaram ações ambientais em todo estado paulista. Em 2022, a cidade estava na 173ª colocação e agora está na 49ª posição dentre os 412 municípios paulistas na mesma categoria de cidades com até 300 mil habitantes.
A cidade está à frente de Carapicuíba, Cotia e Jandira, por exemplo. Itapevi conquistou a certificação Qualificação II, que são para os municípios que atingiram pontuação entre 40 e 59,99 pontos.
Com a premiação realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e os avanços obtidos, na prática, com a certificação, a cidade pode fazer melhores direcionamentos da agenda ambiental local, dando maior visibilidade e confiança para investidores, além de garantir a boa imagem junto ao setor privado pelo fato do município preocupar-se com políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.
Algumas das iniciativas que ajudaram a elevar os indicadores de Itapevi e garantir a certificação foram:
- Implementação do projeto Itapevi Mais Verde;
- Ações de educação ambiental como a exposição de abelhas sem ferrão;
- Feira de Adoção Animal;
- Articulação junto ao Consórcio Cioeste na área ambiental;
- Produção de relatório de desempenho da operadora da Estação de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETE) na região;
- Produção de informações sobre fonte geradora e quantidade de energia elétrica consumida pelo município;
- Pedalada pelo Meio Ambiente;
- Ampliação de ciclovias, ciclofaixas e calçadas com acessibilidade;
- Ação de educação ambiental com foco em queimada urbana;
- Revisão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos (com a implantação de três Ecopontos, no Rosemary, Cardoso e Santa Rita);
- Oficinas de recicláveis e automonitoramento da destinação final de resíduos domésticos do de Itapevi;
- Colocação de nova iluminação de LED em toda a cidade;
- Sustentabilidade nas compras públicas;
- Plantio e doação de Mudas;
- Ações de preservação de nascentes.
98% de evolução na área ambiental já em 2021
De 2020 para 2021, Itapevi já havia sido classificada com 98,9% de evolução em termos de projetos e iniciativas desenvolvidas neste período. Tudo foi fruto de importantes investimentos na área do Meio Ambiente desde 2017.
Na ocasião, a cidade tinha conquistado o 247º lugar entre 616 municípios participantes do Estado de São Paulo na época.
Itapevi aderiu ao programa no ano de 2009. A nova adesão foi assinada em 2021. Para atender aos critérios técnicos do programa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais participou de capacitações disponibilizadas pelo programa, desenvolveu ações, atividades e pesquisas no setor.
Foto: Divulgação/PMI
Comments