top of page

Itapevi: Desfile Cívico de 7 de Setembro será no Corredor Oeste


Aproximadamente 3 mil pessoas participarão do evento neste ano


Mais uma vez Itapevi realiza o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro. O evento começa às 9h e deve acontecer até as 11h3,0 no Corredor Oeste Metropolitano (Rodovia Nelson Ferreira da Costa), no Centro.

A data comemorativa é considerada uma das mais importantes do país. A proclamação da independência aconteceu às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1822, com o grito do imperador Dom Pedro I. Neste ano, será celebrado o 201º ano da proclamação da independência do Brasil.

O desfile reunirá aproximadamente 3 mil participantes, entre alunos e convidados. Participam 47 escolas municipais e cinco estaduais. O tema será “Da Colonização à Globalização – Brasil onde chegamos?”.

Em 2018, o evento voltou para o calendário oficial da cidade, após 10 anos de interrupção, sendo realizados também em 2019 e 2022 e foi suspenso nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia.

O público presente terá à sua disposição ambulâncias, banheiros químicos, arquibancada coberta e tendas de alimentação. Serão disponibilizados transportes para as crianças das escolas participantes.


Solenidade

A abertura da solenidade contará com a presença de autoridades, hasteamento da bandeira nacional e a execução dos hinos nacional e de Itapevi.

O desfile será dividido em oito pelotões e levarão para as ruas os seguintes temas: Descobrimento do Brasil; Colonização do Brasil; Chegada dos Imigrantes no Brasil; Independência do Brasil; Brasil Republicano; São Paulo da Garoa, São Paulo que terra boa...; Estação Itapevi e A Era da Globalização – Itapevi Conectada.

O evento contará com apresentações da Banda Municipal e de alunos e professores das Escolas de Arte, Teatro & Circo; de Dança; Música; pelotão de fanfarra de estudantes da Escola Estadual Professora Celina de Barros Bairão, Amigos de Bike, Ordem dos Desbravadores, Romeiros, GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e carros oficiais dessas instituições. Será um total de 240 participantes neste bloco.


Interdição do Corredor Oeste

O Corredor Oeste Metropolitano (Rodovia Nelson Ferreira da Costa), no Centro, será interditado para o Desfile Cívico de 7 de Setembro. A interdição completa da via acontece às 9h do dia 6 de setembro e a reabertura às 18h do dia 7 de setembro com o encerramento do evento.

O trecho interditado será do Viaduto José dos Santos Novaes, no Centro, ao lado do Terminal de Ônibus, até o retorno próximo à estação de trem Engenheiro Cardoso. Veículos pequenos (carros utilitários e motos) e ônibus, serão desviados para a Avenida Cesário de Abreu, no Centro, caminhões devem trafegar pela Rua Carmem Silva de Almeida, na Cidade Saúde.

Foto: Divulgação/PMI

Att

Departamento de Comunicação

Fone: (11) 4143-7600 ramal: 1414

11 visualizações

Comments


bottom of page