top of page

Itapevi: Humberto Araújo é o novo comandante da Guarda Civil

Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (1º), no Centro de Operações Integradas, na sede da Secretaria de Segurança


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi está sob novo comando. Humberto Araújo Mendes da Silva tomou posse nesta quinta-feira (1º), em evento realizado no pátio do Centro de Operações Integradas (COI), no Jardim Maria Judith, região do Santa Rita.

Araújo fica à frente de uma Guarda responsável por proteger a população do município. A nomeação ocorreu em 19 de janeiro por meio da portaria nº 0154/2024, publicada na edição 1.240 do Diário Oficial do município.


O novo comandante substitui Adailton Santos Moura, que ficou no posto por 10 meses. Araújo já esteve à frente da CGM por seis anos, entre os anos de 2017 e 2023. Uma de suas missões a partir de agora é garantir o trabalho em conjunto com as polícias Civil e Militar no município para melhor resultado e eficiência na redução dos índices criminais em Itapevi.


Durante a posse, o prefeito Igor Soares (Podemos) ressaltou as qualidades do novo comandante. “Você é um exemplo de humildade, amizade e lealdade. Você tem o caráter de um líder e com um coração enorme vai reconduzir a Guarda em excelentes caminhos com o objetivo de garantir a proteção da nossa população”, destacou.

Entregaremos segurança pública ainda de melhor qualidade para nossa população. Um comandante sangue azul de confiança e que assume com comprometimento e responsabilidade a nova tarefa”, disse o vice-prefeito, Marco Godoy, o Teco (PSD).

Novidades para a corporação

Durante a troca de comando, o prefeito Igor Soares assinou a autorização para a compra de novos fardamentos da corporação no montante de R$1,5 milhão e aquisição de novas carabinas ponto 40. Também destacou que gradativamente será retomada a DAE (Diária por Atividade Específica) dos Guardas; anunciou a contratação de mais 30 guardas para o aumento do efetivo da corporação e confirmou a retomada das atividades da Banda da GCM.

Ele também se comprometeu a estudar e revisar o Plano de Carreira da Guarda concedendo mais melhorias, lembrando que ele próprio em 2018 já havia revisado e garantido avanços.


Sobre o comandante

Na corporação desde julho de 2000, Araújo é guarda de carreira de primeira classe. Entrou com apenas 20 anos e, desde então, fez carreira na corporação. Em 2009, participou da geração do Canil da GCM, onde ficou como coordenador em até 2016.

Já na condição de comandante da Guarda, ele participou da implantação das principais especializadas da GCM. Nessa lista, estão a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e a Bike Patrulha, ambas em 2018. Em 2021, colaborou na criação do Programa Guardiã Maria da Penha, em 2021. Com 44 anos, o comandante também é graduado em Segurança Pública (2014) e tem pós-graduação em Gestão Pública (2019), ambos pelo Centro Universitário Braz Cubas.


Detalhes da GCM

A GCM de Itapevi foi criada em 5 de setembro de 1997 com objetivo de desenvolver ações de prevenção à violência e ao crime e, dessa forma, atuar na proteção da população. O efetivo da Guarda é composto por 212 agentes, 42 veículos - entre carros e motocicletas.


A corporação tem ainda um canil com 8 cães policiais, além das quatro bases comunitárias fixas em Amador Bueno (Praça Paulo França) e Vila Dr. Cardoso (Rua André Cavanha), Centro Terminal Rodoviário). Além disso, a GCM tem o COI onde são coordenadas todas as ações da Guarda, diretamente do prédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. Os agentes efetuam patrulhamento a pé, com veículos e motocicletas.


A corporação tem unidades de rondas preventivas. Além do Canil, do Bike Patrulha, da ROMU e da Guardiã Maria da Penha, mantém outras equipes especializadas. Nessa lista, estão o Grupamento Especializado de Trânsito (GET), as Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM), e o Patrulhamento Regional Bairro a Bairro, fora a Banda da GCM.

 

Fotos: Divulgação /PMI

39 visualizações

Comments


bottom of page