top of page

Itapevi: Plantio de árvores no Parque da Cidade já está na fase final


Cerca de 3 mil mudas estão sendo plantadas no parque, que ficará pronto em poucas semanas

 

A Prefeitura de Itapevi está finalizando o plantio de 3 mil mudas de árvores para restaurar a área florestal do Parque da Cidade, primeiro parque municipal de Itapevi que ficará pronto em agosto. As mudas são de diversas espécies e têm em média 1,20m de altura.

Nesta quinta-feira (9), agentes ambientais da Prefeitura realizaram o plantio de 100 mudas no entorno do parque. Ao todo, já foram plantadas 1,6 mil árvores, como ipês amarelo, rosa e branco, quaresmeira, manacá da serra e pitanga, entre outras.


O plantio está sendo realizado no modelo de recuperação/recomposição vegetal, visando atender o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental determinado pelo estado, em função das obras do parque.

A ação faz parte do Programa Itapevi Mais Verde, mantido pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, e que tem por objetivo arborizar as áreas públicas com a participação dos munícipes. Além das mudas plantadas no entorno do parque, o projeto de paisagismo interno já concluiu o transplante de cerca de 300 árvores adultas para embelezar o parque.

Monitoramento

Após o plantio, as mudas serão monitoradas por cinco anos. Ambientalistas da Prefeitura, estimam que de 5 a 10% das mudas não vingam e precisam ser substituídas por novas, ao longo do tempo.

O projeto de monitoramento prevê a irrigação regular de toda a área com água de reúso. Como são de espécies variadas, as árvores ficarão grandes entre 5 e 10 anos.

Fotos: Felipe Barros ExLibris - PMI

49 visualizações
bottom of page