top of page

Itapevi: Prefeitura inaugura o Resolve Fácil Empresa no Jd. Nova Itapevi


Serviço voltado às empresas e empreendedores com foco na inovação e na tecnologia tem a previsão de fazer 3,5 mil atendimentos mensais


Itapevi inicia o segundo semestre de 2023 com um verdadeiro presente capaz de movimentar ainda mais a economia do município. A Prefeitura entregou, nesta segunda-feira (3), o inédito Resolve Fácil Empresa, que vai funcionar em um amplo espaço público na Rua Agostinho Ferreira Campos, 752, no Jardim Nova Itapevi. Com foco direto à inovação e geração de novos negócios com alto valor agregado, a expectativa é de efetuar cerca de 3,5 mil atendimentos mensais.


A inauguração foi feita em evento realizado pela manhã, que contou com a presença do prefeito Igor Soares (Podemos), que recepcionou as mais diversas autoridades, lideranças e empresários presentes no evento. Entre eles, estavam Marco Vinholi, diretor-técnico do Sebrae/SP - uma das entidades parceiras no novo equipamento - e Wilson Poit, fundador da Poit Energia e ex-secretário municipal de Desestatização e Parcerias de São Paulo.


Durante a entrega, o prefeito destacou a importância do novo local para movimentar o empreendedorismo da cidade. Ele completou ainda, ao dizer que o novo serviço é um derivado de um projeto bem sucedido no município, o Resolve Fácil, que já realizou um milhão de atendimentos desde sua criação, em 2018.

“Vamos ter uma estrutura de primeiro mundo, com atendimento e equipamentos de qualidade. Queremos um ambiente para atrair investimentos e estimular o crescimento de novas empresas na própria cidade”, destacou Igor aos presentes.

Através do Sandbox, o Resolve Fácil Empresa terá um direcionamento na formação de ideias, novos projetos e negócios inovadores.

Para encerrar o evento, Wilson Poit realizou uma palestra ao público presente para contar a sua trajetória. O objetivo foi inspirar os empreendedores do município como é possível chegar lá.

“Eu sempre fui tentando. Nunca quebrei feio, mas andei de lado há bastante tempo. Gosto de lembrar que só fui acertar na veia com 40 anos. Converso com muitos jovens que estão desesperados porque ainda não acertaram no negócio. Mas isso leva tempo”, destacou Poit, que criou a empresa líder do segmento em energia temporária da América Latina e hoje é empreendedor Endeavor desde 2002.


Como será o espaço

O amplo e moderno espaço montado especialmente para fomentar os negócios na cidade contará com acesso à internet de alta velocidade, estações de trabalhos confortáveis, ambientes para networking entre empresários, pessoas e a Prefeitura, além de um auditório versátil para eventos.

O local terá também espaço maker e auditório, salas de reunião e de treinamento, de eventos e de vídeo lounge. A estrutura terá um ambiente reservado para o funcionamento de um Coworking que vai abrigar as empresas e um Hotel de Projetos. Nesse local, será possível compartilhar experiências entre as companhias e profissionais em um mesmo lugar, possibilitando a busca de novas oportunidades e intercâmbio profissional.

Além disso, o Resolve Fácil Empresa também vai unificar os diversos serviços públicos necessários para abertura, alteração, legalização e baixa de empresas. Assim, o empresário poderá acompanhar os processos de criação, alteração e cancelamento de inscrição municipal e a expedição de alvará de funcionamento. No mesmo local, haverá um serviço de emissão de guias e boletos de arrecadação de tributos municipais.

O novo espaço também reunirá alguns serviços já disponíveis para esse público, que migraram do Resolve Fácil na Cidade Saúde. Confira quais são:


Banco do Povo Paulista

Já em funcionamento na cidade, o Banco do Povo Paulista oferece seus serviços através do convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo. O objetivo é liberar o microcrédito produtivo a empreendedores e microempresas, com juros mais baixos como forma de estimular novos negócios.


Sebrae

A unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que funciona também no Resolve Fácil da Cidade Saúde vai continuar com o atendimento aos MEIs, micros, pequenos e médios empresários no novo ambiente de geração de negócios. Entre os serviços oferecidos, estão a emissão de boleto mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), a expedição do Comprovante de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) e do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), além de formalizar, alterar os dados e até fechar o Microempreendedor Individual (MEI).

O Sebrae também conta com o parcelamento do Simples Nacional. Fora isso, continua a oferecer cursos que auxiliam o empreendedor a regularizar seu negócio, ensinam mais sobre fluxo de caixa, formação de preços, além das oficinas online.


Hackathon

O Resolve Fácil Empresas ainda contará com um Hackathon, que irá criar maratonas de desenvolvimento inovador para reunir talentos tecnológicos. A ação tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções que causem impactos tanto para o mundo empresarial quanto para o setor público.


Hotel de Projetos

É um espaço para fomentar as iniciativas acadêmicas. Essa área do Resolve Fácil Empresas vai englobar Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de graduação, artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado que geram ideias ou projetos inovadores que possibilitem transformá-lo em um negócio sustentável.


Incubadora de Empresas

O local dará suporte às micro e pequenas empresas em estágio inicial para que elas sobrevivam no mercado. A Incubadora de Empresas oferecerá mentorias, treinamentos, cursos de capacitação, monitoramento e acompanhamento dos negócios e conexão com o mercado por meio da Aceleradora de Startups. Tudo isso será oferecido pelo Sebrae.


Laboratório Maker

Será um espaço para empreendedores transformarem a teoria em prática. Um lugar destinado à criação de protótipos, desenvolvimento de softwares e outras novidades tecnológicas.


Condomínio de empresas

As empresas participantes vão compartilhar a infraestrutura do Resolve Fácil. Servirá para uso dos empreendedores que tenham a necessidade de realizar a abertura ou transferência de Pessoa Jurídica (PJ) de pequeno e médio porte para este local com serviços de mão de obra.

Foto: Sidinei Lopes/ PMI

30 visualizações

Comments


bottom of page