top of page

Itapevi: Prefeitura promove Campanha Maio Amarelo “Paz no trânsito começa por você”

Mobilização tem como propósito reduzir acidentes e mortes no trânsito. Cidade distribuirá cartilhas para alunos da Rede Municipal e promoverá campanha publicitária


Neste mês, a Prefeitura de Itapevi coloca em prática a Campanha Maio Amarelo 2024 com o objetivo prevenir e reduzir os acidentes de trânsito por meio da conscientização popular.

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a campanha completa 11 anos e foi definida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O Maio Amarelo da Prefeitura terá palestras do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) nas escolas da rede municipal de ensino para mais de 1,3 mil crianças de 12 escolas dos 3º e 4º anos do ensino fundamental.

“Conscientizar as crianças é fundamental para um trânsito melhor e ações por toda a cidade é essencial para evitar acidentes e preservar vidas, o que é o mais importante”, disse o prefeito Igor Soares (Podemos).


Serão distribuídas cartilhas educacionais para os alunos da Rede Municipal de Ensino. A cidade também promoverá uma campanha por toda a cidade, especialmente nas principais vias de acessos com o intuito de sensibilizar motoristas para os cuidados no trânsito.


Haverá ainda realização de blitze, distribuição de folhetos sobre prevenção de acidentes e de antenas corta-pipas nas principais vias e avenidas no Centro da cidade, além da promoção de palestras sobre educação no trânsito em empresas de Itapevi.


Sobre o Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.


O prefeito Igor Soares, enquanto deputado estadual, é autor da Lei Estadual 873/2015, que instituiu o mês "Maio Amarelo" dedicado à prevenção e combate à violência no trânsito.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2030 (passando para a quinta maior causa de mortalidade).


O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, atrás apenas da Índia e da China, segundo dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS). As mortes decorrentes de acidentes de trânsito são a oitava principal causa de morte no país.


De acordo com dados mais recentes do Ministério da Saúde, em 2022, o Brasil registrou 31,1 mil mortes no trânsito. Ainda não há números oficiais e consolidados pelo Ministério da Saúde (DataSus) em relação ao total de mortes no trânsito em 2023.

 

Foto: Divulgação PMI

Comments


bottom of page