Iniciativa é parte da campanha municipal do Maio Laranja
Na última semana, a Prefeitura promoveu um ciclo de palestras na Câmara Municipal de Itapevi, no Jardim Nova Itapevi. O evento teve como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e combate ao Abuso Infantil, essa é uma ação da Campanha Maio Laranja.
A palestra contou com a participação de renomados profissionais atuantes na área, que compartilharam seus conhecimentos e experiências. Palestraram Daniele Machado Toledo, juíza da Comarca de Itapevi, que abordou as questões legais relacionadas ao tema.
Sandra Aparecida Santos, capitã da Polícia Militar do Estado de São Paulo e responsável pela Cia. em Itapevi, falou sobre a sua vivência no combate à violência e exploração infantil.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Itapevi, Elaine Rodrigues Bueno de Freitas, apresentou as ações e políticas públicas desenvolvidas pelo município para proteger as crianças e combater o abuso. Maine Fernanda de Souza Gama, conselheira tutelar, explicou a atuação da entidade e como a comunidade pode acioná-lo em casos de abusos.
Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de obter informações relevantes sobre os diferentes tipos de abuso infantil, identificação de sinais de violência, denúncia e suporte às vítimas. Além disso, foram abordadas medidas preventivas que podem ser adotadas pela sociedade como um todo.
Sobre o Maio Laranja
A Lei 9.970/2000 institui o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data simboliza a morte trágica de Araceli Crespo, que quando tinha 8 anos, em 18 de maio, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória, no Estado do Espírito Santo.
A cor é inspirada na flor laranja da gérbera, muito conhecida no Brasil, simboliza a vulnerabilidade e fragilidade da criança. Cada vida importa, cada criança e cada adolescente deve ser protegido de todas as formas violências.
Denuncie
Para denunciar ligue para o Disque 100 ou diretamente para o Conselho Tutelar de Itapevi pelo telefone (11) 4142-1180.
Ainda é possível entrar em contato com a Polícia Civil pelo Disque Denúncia 197, Polícia Militar 190, GCM 199 e 153, e Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi 4450-6779, além do Ministério Público 4141-0970.
Programação continua:
19/05 – Panfletagem na Praça Carlos de Castro (Centro)
Horário: 14h
Ciclo de palestras para usuários dos serviços:
23/05 – 9h30 - CRAS Amador Bueno
23/05 - 14h - CRAS Maristela
26/05 - 9h30 - CRAS Aurora
26/05 - 14h - CRAS Cardoso
Foto: Gabi Soares | PMI
Comments