Evento acontece no Parque da Cidade, das 16h às 20h.
No próximo sábado, 11, Itapevi recebe o Circuito Sesc de Artes 2024, uma parceria da Prefeitura com o Sesc-SP. As apresentações artísticas vão acontecer no Parque da Cidade (Rua Professor Dimarães Antonio Sandei – Cidade Saúde), das 16h às 20h. O evento tem como objetivo proporcionar mais uma opção de lazer e cultura para a população.
Com o lema ‘Arte na rua para todas as pessoas’, o Circuito Sesc de Artes traz uma extensa programação de música, literatura, teatro, circo, artes visuais e tecnologias de forma gratuita e para todos os públicos.
Entre as atrações, a ‘DJ Carlu’ traz um setlist variado e animado de clássicos da MPB dançante, música dos anos 1960, além de samba rock, forró, canções folclóricas e regionais.
Outra atração musical é ‘Samba de Agbara’, uma roda de samba com repertório que inclui músicas de Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Alcione, Beth Carvalho e entre outras artistas. No idioma yorubá, “agbara” significa força e potência, atributos que dão o tom da apresentação em homenagem a mulheres que eternizaram o samba em suas vozes e composições.
Confira as outras exibições:
Teatro
Na área do teatro, a Cia. Asfalto de Poesia apresenta a peça ‘Futebol das Palhaças’, que irá que divertir e promover o conhecimento sobre igualdade com cenas, jogos e brincadeiras e uma intervenção lúdica, que reflete sobre a existência das mulheres.
Artes Visuais e Tecnologias
O grupo Sucata Quântica também estará presente com a oficina ‘Luz e tralhas: construa objetos criativos’, que ensina a montar circuitos elétricos básicos de iluminação para construir luminárias a partir de materiais reaproveitados. Com isso, objetos que seriam descartados podem ser reciclados, adaptados e transformados em itens úteis, criativos e divertidos.
Ainda nas artes visuais, o Coletivo Katurama, natural do Pará, comanda a oficina ‘Carimbos da natureza’, que produz composições artísticas a partir de fotografias, carimbos que representam figuras ou elementos da natureza e tintas naturais. Nela o público consegue criar obras únicas, conectadas sua identidade.
Literatura
Por fim, o Grupo de Artes DyroáBayá realiza a apresentação Le’e ríma’as, uma mediação de leitura em que os objetos e saberes indígenas criam paralelos com o mundo das letras. Enquanto a armação de madeira tradicionalmente utilizada para assar peixes recebe os livros, os cestos de cipó apresentam as obras como alimentos que nutrem. Também estão presentes o banco em que os xamãs da etnia tukano se sentam para refletir e entender o mundo, a peneira do saber e o suporte para espremer massa de mandioca, que simboliza o conhecimento vindo da leitura.
Circuito Sesc de Artes
Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com as prefeituras municipais, o Circuito Sesc de Artes ocupa espaços públicos que tradicionalmente são pontos de encontro. Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75 trabalhos artísticos, entre espetáculos, intervenções, mediações de leitura, oficinas e vivências. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos.
O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. Em todo o estado, serão mais de 760 atividades em cerca de 480 horas de programação com uma extensa programação nas áreas de música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias.
Foto: Divulgação/Sesc
Comments