top of page

Itapevi vai construir a 7ª Escola do Futuro, no Jardim Bela Vista

Unidade deve ser erguida em uma área de quase 10 mil metros quadrados.


Nesta quarta-feira (3), o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos) assinou a autorização para a elaboração do projeto de construção da Escola do Futuro em regime de tempo integral no Jardim Bela Vista. A Prefeitura estuda implantar a nova unidade em uma área com quase 10 mil metros quadrados na Rua Amariles.


A unidade de Jardim Bela Vista irá se somar às da Cohab e de Amador Bueno (em construção), além das escolas Parque Suburbano, Jardim Santa Rita e Vila Dr. Cardoso, já em funcionamento. Também está em licitação a construção de uma Escola do Futuro no Vale do Sol/Jardim Julieta e outra no Jardim Cruzeiro. O município também autorizou no dia 27 de março, a elaboração do projeto Escola Tempo Integral em Ambuitá.


Itapevi conta com outras duas unidades adaptadas e transformadas em escolas de tempo integral: as Escolas do Futuro Professora Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, e Governador André Franco Montoro, no Cardoso.

“Em breve serão 11 novas Escolas do Futuro nos próximos anos. A medida irá trazer benefícios para milhares de crianças”, resume Igor.


A nova unidade no Jardim Bela Vista já entra num modelo moderno para mudar o paradigma da educação no município. A exemplo das demais que se encaixam nesse revolucionário conceito, a unidade atenderá centenas de alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental dos bairros próximos.


O projeto deverá contemplar piscina aquecida, laboratório e brinquedoteca, ateliê criativo, espaços para atividades pedagógicas e lúdicas, quadra poliesportiva, auditório e parque externo com playground e muito mais.


Educa Itapevi

A ação é parte do programa Educa Itapevi, uma iniciativa lançada em 2019 que tem como objetivo tornar a rede municipal de ensino referência nacional por meio do olhar cuidadoso e humanizado para a área da educação.


O programa prevê a reformulação da política pedagógica no município com a valorização dos docentes e incentivo ao uso da tecnologia educacional como formas de garantir a excelência no aprendizado dos estudantes.


A Prefeitura pretende, em até 10 anos, transformar todas as escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental em tempo integral, com o conceito de Escola do Futuro.


O programa prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040 com uma série de ações para melhorar a qualidade da educação em Itapevi, que envolve desde o a implementação do uso de alta tecnologia educacional com a adoção da plataforma Google for Education até a inserção de uma nova grade curricular baseada nas diretrizes do Ministério de Educação com novo modelo educacional, 23 disciplinas conectadas ao currículo moderno: Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo.


Aluno Tutor

Ainda com pedagogia inovadora, a Prefeitura também oferece o inédito programa Aluno Tutor em sua 4ª edição para revolucionar a educação na cidade. A iniciativa faz parte do projeto de transformação digital implementado pela Secretaria de Educação em parceria com a Colaborativa, empresa parceira do Google For Education.


O programa prepara os estudantes para se apropriarem das ferramentas educacionais do Google, tornando-os multiplicadores e apoiadores do uso dessas ferramentas em sala de aula, e assim, protagonistas da cultura de inovação nas escolas.


Foto: Célio Júnior /PMI

Comments


bottom of page