Jandira: GCM realiza palestra sobre Bullying


Palestra aconteceu em EMEB da cidade, após aumento de casos na escola

 

Após identificar o aumento nos casos de Bullying na escola, a direção da EMEB João Batista Soldé, pediu que a Guarda Civil de Jandira realizasse uma palestra com orientações sobre o tema.

Após a solicitação da direção da escola ser referendada pela Secretaria Municipal de Educação, o Comando da GCM recebeu a demanda por meio dos GCMs Nunes e Estevan, e encaminhou o GC Clóvis para a realização da palestra com orientações contra qualquer tipo de preconceito.


A palestra sobre Bullying e Ciberbullying foi assistida por cerca de 200 alunos do 4º e 5º ano. O GCM Clóvis tratou com seriedade o delicado assunto sobre a prática de atos de violência física e psicológica no ambiente escolar. Sendo músico, ele utilizou desta ferramenta para propiciar momentos de interação e reflexão. Uma dessas reflexões foi apresentada ao tocar a música clássica Ave Maria, de composição de Johann Sebastian Bach e Charles Gounod. O ponto de reflexão desta música está no fato de um dos autores (Bach) ser evangélico, enquanto que o outro (Gounod) era católico, ou seja, apesar de religiões distintas ambos trabalharam juntos para construção de uma das maiores obras primas da música mundial.

Além de Ave Maria, outras músicas da cultura mundial relacionadas ao tema da tolerância e do respeito à diversidade, foram entoadas, com a devida explicação sobre a importância de não praticar qualquer tipo de preconceito.


Tal ação, além de contribuir para uma maior aproximação da GCM junto aos alunos, representa valiosa contribuição na construção da paz e harmonia no ambiente escolar.


18 visualizações