Jandira: Guarda Civil apresenta Programa ESCOLCRIM


Projeto é destinado à aproximação entre a GCM e a Comunidade Escolar do município

Criado pela Guarda Civil de Jandira, o Projeto GCM-ESCOLCRIM nasceu da necessidade de fortalecer o relacionamento com a comunidade, por meio do policiamento de proximidade e atuando preventivamente.

A Ronda Escolar e o projeto ESCOLCRIM tem a finalidade de trazer mais segurança aos alunos, profissionais da Educação, além de proporcionar uma maior aproximação entre a comunidade em especial as crianças e a Guarda Municipal de Jandira, ensinando também a importância da segurança no trânsito, através do PET (programa de educação no trânsito).

O processo se inicia na criação de um grupo no aplicativo WhatsApp, administrado pela Subinspetora Priscila Fernandes Pinto, com posterior convite para os representantes das equipes de gestão de cada unidade escolar do município. No grupo, os gestores poderão enviar demandas na área de segurança, com a garantia de maior agilidade em seu atendimento.

A importância do projeto ESCOLCRIM, foi destacada pelo Subcomandante da GCM Jandira: “Há necessidade de ações mais efetivas e pontuais de forma integrada entre a Gestão Escolar e a Guarda Civil Municipal, na proteção às crianças e jovens e no combate à violência, em escolas que estão localizadas nas regiões de maior vulnerabilidade. O GCM-ESCOLCRIM é uma nova ferramenta, baseada na filosofia do policiamento de proximidade, com intuito de unir esforços no combate à criminalidade, ao vandalismo, e a delinquência na garantia da ordem pública no ambiente interno e externo das Unidades Escolares,” destacou.

Para a Secretária de Educação, Marta Cesário Vieira, esta parceria será de extrema importância para a comunidade escolar. "A aproximação entre a GCM e a comunidade escolar, fortalecerá e trará maior agilidade às questões de vulnerabilidade e incidência de solicitações e resultados dos atendimentos junto a SMEJ,” ressaltou.





26 visualizações