top of page

JICA lança documentário sobre filosofia japonesa do KOBAN de polícia comunitária


Tema da produção mostra detalhes da metodologia de prevenção em segurança pública que foi implantada em São Paulo e comprova boas práticas de cooperação entre Brasil e Japão


Os costumes japoneses permeiam muitas áreas do cotidiano brasileiro e há intensa cooperação entre os países, que vai além de áreas conhecidas como a gastronomia, o esporte e a cultura. Nesse cenário, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) lança o documentário “KOBAN - uma filosofia de prevenção”. A produção inédita apresenta os bastidores e resultados do conceito japonês de polícia comunitária, existente há mais de 100 anos, e que começou a ser implantada há 20 anos no Estado de São Paulo.

O vídeo estará disponível a partir desta quinta-feira, 17 de março, no Youtube. De acordo com o diretor do documentário, Jun Sakuma, a produção mostra a concepção do projeto da Secretaria de Segurança Pública em um momento em que a Polícia Militar do Estado de São Paulo passava por uma crise de imagem. O documentário conta também a trajetória da instituição através dos anos – incluindo suas particularidades e desafios - em parceria com a JICA, e traz dados atuais sobre o desempenho do projeto. A produção ainda revela o esforço para uma mudança estrutural, real e significativa na instituição policial e não apenas uma remodelagem da sua imagem pública. A filosofia Koban tem foco na colaboração entre a comunidade e a polícia e visa uma segurança preventiva.

A JICA é uma agência governamental independente que coordena Assistência Oficial ao Desenvolvimento em nome do governo do Japão e está presente em mais de 150 países. Recentemente foi solicitado a indicação dos projetos mais relevantes da entidade em todo o mundo e, dentre os 10 selecionados, o projeto KOBAN no Brasil também foi selecionado. “A escolha é motivo de comemoração para nós, pois a atuação dessa parceria segue gerando bons frutos. O modelo está sendo exportado para diversos países da América Central, que estão sendo treinados pela equipe do Brasil pela proximidade geográfica e cultural, contando com apoio da JICA”, detalha o coordenador de projetos da JICA Brasil, Nobuyuki Kimura. Com sede em São Paulo, a entidade está no país há 62anos e atualmente tem Masayuki Eguchi como Representante Chefe no Brasil.

Evento oficial de lançamento Uma cerimônia especial será realizada no dia 16 de março para o lançamento oficial do documentário “KOBAN - uma filosofia de prevenção”, no Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera. O evento contará com a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos; do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Fernando Alencar Medeiros, do Secretário-Executivo de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Coronel Álvaro Batista Camilo; do cônsul do Japão em São Paulo, Kuwana Ryosuke; do representante chefe da JICA no Brasil, Masayuki Eguchi, além de representantes de instituições e de lideranças comunitárias.

Durante o evento será realizada a entrega do Prêmio JICA, uma homenagem ao Coronel Álvaro Batista Camilo, que ajudou na implantação da metodologia Koban no Brasil. O Coronel teve papel importante no projeto, por meio de conhecimentos adquiridos com policiais japoneses durante intercâmbio ao Japão e ao repassar a experiência aos policiais brasileiros.

Influenciadores digitais que falam sobre o Japão e comunidade também marcam presença para cobertura do evento e registram o lançamento do documentário. Na ocasião, uma base comunitária móvel estará instalada no evento e policiais explicarão o trabalho da polícia comunitária e sua atuação. Ficha técnica: Documentário: KOBAN - uma filosofia de prevenção Duração: 25 minutos Produção: Ikeen Publicidade e Comunicação Cliente: Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA Produtor executivo: Henry Yuzo Arimura Pesquisa: Ikeen Publicidade e Comunicação Direção e roteiro: Jun Sakuma Produtora: Bravo Cinematográfica Áudio/locução: Flávio B. Santos Aprovação cliente: Masayuki Eguchi e Nobuyuki Kimura

117 visualizações

Comments


bottom of page