top of page

Ladrão rouba residência, faz reféns, foge de bloqueio, bate o carro e é preso pela Guarda Civil


Com ele foi localizada uma submetralhadora caseira calibre .380. e 18 munições.


Fau Barbosa

Nesta segunda-feira, 9, um roubo à residência em Cotia, terminou com um dos indivíduos presos em flagrante pela Guarda Civil, na Granja Viana.


O roubo aconteceu quando três pessoas, entre elas um estrangeiro, voltaram da praia e ao chegarem em casa, no bairro Pq. Monjolo, foram rendidas por cinco indivíduos armados com uma submetralhadora cromada e pistolas, que anunciaram o roubo. No andar inferior da residência, haviam dois funcionários (pedreiros) que também foram rendidos pelos ladrões.


Após fazerem as vítimas reféns, os bandidos permaneceram várias horas na casa, onde fizeram diversas transferências via PIX. Depois saíram da residência levando documentos, cartões e vários pertences das vítimas.


As vítimas então pediram ajuda e a Guarda Civil foi acionada via Cecom e repassou a informação às viaturas de área. Uma viatura que estava nas proximidades foi até a residência, onde as vítimas deram detalhes do ocorrido. As informações foram novamente jogadas na rede rádio.


Prisão

Por volta das 16h30, guardas civis faziam uma blitz na "Operação Visibilidade' pela Estrada Velha de Sorocaba, na Granja Viana, quando o motorista de um veículo Fiat Palio vermelho surgiu no acostamento em alta velocidade, passou pela equipe e quase atropelou um dos guardas. O motorista não obedeceu a ordem de parada e empreendeu fuga no sentido do Jd. Sta. Angela. A equipe então embarcou na viatura e iniciou uma perseguição que terminou poucos metros à frente, quando o condutor perdeu o controle do veículo e colidiu com um poste de iluminação pública, sendo detido pelos guardas civis.

Com o indivíduo nada de ilícito foi localizado, porém, no interior do veículo, os guardas localizaram uma submetralhadora caseira, de fabricação artesanal e calibre .380, municiada com 18 munições intactas.

Os guardas também localizaram duas malas contendo várias roupas, tênis, bebidas, documentos e cartões bancários. Pelas características já informadas via rádio, os guardas identificaram que se tratava de um dos indivíduos envolvidos no roubo ocorrido horas antes em Cotia.

O indivíduo acabou confessando que horas antes, havia participado de um roubo a residência em Cotia com mais quatro comparsas. Ele disse que, ao saírem da casa, os indivíduos se separaram e cada um foi para um lado, e mais tarde se encontrariam para dividirem o produto do roubo.

O indivíduo foi conduzido ao 2°DP da Granja Viana, onde a Autoridade Policial, Dr. Eymard Bertho Ferreira Junior determinou o registro do boletim de ocorrência de natureza: "Roubo (art. 157) - Residência § 2ºB - Se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, aplica-se em dobro a pena prevista no caput deste artigo § 2ºA, I - Se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo; § 2º, II - há concurso de duas ou mais pessoas § 2º, V - o agente mantém a vítima em seu poder, restringindo sua liberdade"; Extorsão (art. 158) - Pessoa - Se crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção da vantagem econômica o crime é cometido por duas ou mais pessoas (art. 158,§ 1º); L 12.850/13 - Definição de Organização Criminosa - Art 2º - Promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa As penas aumentam-se até a metade se na atuação da organização criminosa houver emprego de arma de fogo; Constrangimento ilegal (art. 146); e Sequestro e cárcere privado (art. 148).


A arma e as munições foram apreendidas e foi solicitada perícia AFIS e IC/LOCAL para o veículo e para a residência.

Segundo a GCM, o indivíduo tem uma extensa ficha criminal, com várias passagens, inclusive por roubo.

Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Cadeia Pública de Cotia.


Atendeu a ocorrência a viatura 02-020, GC´s Costa, Luiz Paulo, Dos Anjos e Maurício Alves; com apoio do COOP2 - viatura 02-018 Insp. Romano, CD Lima e GC André, e da viatura 01-010, GC´s Reginaldo Lima e Julião.

1.192 visualizações

Comments


bottom of page