Estação Vila Sônia: 11ª estação da Linha 4-Amarela está quase pronta


Imagem da 11ª estação da Linha 4-Amarela mostra interior praticamente concluído, incluindo as vias, alimentação de energia e cabeamento

Por Fau Barbosa

A reportagem do Portal Viva esteve em contato esta semana com a assessoria de imprensa do Metrô, para pedir informações sobre as obras da Estação Vila Sônia.


A nova parada da Linha 4-Amarela já está praticamente pronta, com as portas de plataformas instaladas, escadas rolantes, elevadores e catracas. Atualmente, está sendo feito o acabamento, com a colocação de luminárias, instalação de placas de comunicação visual, sistemas das vias e salas técnicas.

(Crédito das fotos (inéditas): Márcia Alves/Metrô)


Anexo à estação, o Terminal de Ônibus Vila Sônia também já está praticamente finalizado.


Segundo a informação, o Metrô concluiu a obra civil bruta do complexo da Vila Sônia (estação + terminal de ônibus), possibilitando o andamento da fase da instalação dos sistemas necessários para a futura operação dos trens no trecho de abrangência desta estação.


Atualmente, os trens da Linha 4- Amarela circulam entre as estações São Paulo -Morumbi à Luz. A previsão é que a estação Vila Sônia, em plena operação, receba diariamente, em média, cerca de 90 mil passageiros. Paralelamente à instalação dos sistemas, está em andamento a fase de acabamento visual da estação e do terminal.


A Linha 4-Amarela foi a primeira a ser concedida para a iniciativa privada. Ela é operada desde 2010 pela ViaQuatro e possuía 10 estações no início de 2021.


A 11ª estação, Vila Sônia, tinha previsão de inauguração no primeiro semestre, mas as obras atrasaram devido à pandemia e ao atraso na importação de equipamentos de sinalização. Esta parte da obra é de responsabilidade da concessionária ViaQuatro.


Clique na imagem e assista o vídeo mostrando as obras em Maio/2021.