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Fau Barbosa

Nova Raposo: Leilão acontece nesta quinta-feira, 28

Com 30 anos de concessão, o Projeto busca melhorar o tráfego e reduzir acidentes nos trechos urbanos entre Cotia e São Paulo e deve beneficiar dez municípios da região


Nesta quinta-feira, 28, acontece, na sede da Bolsa de Valores (B3), o leilão de concessão à iniciativa privada de 92 quilômetros (km) do projeto Nova Raposo.


Com 30 anos de concessão, o Lote Nova Raposo tem um investimento total estimado em R$ 7,9 bilhões. O projeto também se compromete com a sustentabilidade, com acompanhamento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).


No total, dez municípios paulistas serão beneficiados, incluindo: Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu das Artes.


Projeto Nova Raposo

O projeto visa modernizar a Rodovia Raposo Tavares (SP-270) na área urbana entre Cotia e São Paulo. Com investimento estimado em R$ 1,3 bilhão, as melhorias vão ajudar a solucionar problemas de segurança e congestionamento no trecho.


Para melhorar a fluidez, trafegabilidade e reduzir os acidentes na via, o projeto Nova Raposo prevê diversas intervenções, como a adoção da metodologia iRap (International Road Assessment Programme) para segurança rodoviária, que vai classificar o grau de segurança das estradas paulistas por meio de indicadores internacionais em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SP).


Os motoristas, além da via expressa, terão acesso a uma marginal contínua ao longo do trecho entre Cotia e São Paulo, que será construída. A transformação das marginais em uma via contínua permitirá uma melhor organização dos acessos, sendo direcionados para a marginal os 46 novos acessos, o que reduzirá o tráfego na via principal. Essas pistas servirão como alternativa gratuita e, ao mesmo tempo, possibilitarão a implementação de corredores de ônibus por parte das prefeituras, atendendo a uma demanda da região.



A concessão também inclui a implantação de faixas adicionais em trechos críticos da SP-270 (Raposo Tavares), como entre os quilômetros 15,2 e 17,6 e 32,2 e 41,7. Outro investimento incluso é a reconstrução e construção de viadutos e passagens inferiores no trecho entre o km 14,9 e 33,4, entre outras intervenções como alargamentos de viadutos e pontes, para facilitar o fluxo de veículos.


Além disso, a nova estrutura das marginais na Raposo Tavares permitirá a construção de 46 novos pontos de ônibus, estrategicamente distribuídos ao longo da rodovia, para melhorar o transporte público e a segurança dos passageiros.


Segurança e redução de acidentes

A Raposo Tavares, no trecho de chegada a São Paulo, é a rodovia estadual com maior número de acidentes e mortes em todo o estado. Segundo dados do InfoSiga, são dois acidentes por dia em média, no trecho entre São Paulo e Cotia. Entre 2022 e 2023, foram registrados 56,2 sinistros por quilômetro e 50 óbitos, sendo o maior índice envolvendo as rodovias Raposo, Castello Branco, Anhanguera, Bandeirantes, Ayrton Senna, Anchieta e Imigrantes.


Os novos investimentos previstos visam melhorar a trafegabilidade no trecho, implantar vias marginais, dispositivos, passarelas e ciclovias para melhorar a segurança viária de motoristas, pedestres e ciclistas no trecho.


Os estudos para a estruturação do Lote Nova Raposo mapearam diversos focos de vulnerabilidade que impactam a segurança e o tráfego da SP-270 (Raposo Tavares). Entre eles, destaca-se a quantidade de acessos diretos do tráfego local à rodovia. São mais de 130 pontos de entradas de veículos entre Cotia e São Paulo, com um acesso a cada 350 metros. Isso, combinado com a falta de vias alternativas, contribui para congestionamentos e pontos críticos de lentidão, especialmente próximos ao Rodoanel Oeste e aos semáforos ao longo da rodovia.



O trecho entre Cotia e São Paulo tem o chamado “tráfego pendular”, ou seja, no horário de pico da manhã a maior parte do fluxo vai de Cotia a São Paulo, e na parte da tarde ele se concentra no sentido inverso. Por isso, a velocidade média pode cair a 18 km/h pela manhã e a 17 km/h no período da tarde. Esse tráfego intenso, aliado à elevada densidade de acessos e às áreas residenciais ao longo da rodovia, contribui para uma grande variação nos tempos de deslocamento.


Inovação conectada

A nova concessão incluirá trechos administrados pela ViaOeste e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SP), e contará com uma série de modernizações como novas alças de acesso, passarelas, iluminação, sistema de internet sem fio (Wi-Fi), Centro de Controle Operacional, ciclofaixas, entre outros.


A futura concessionária também deverá implantar pórticos do Sistema Automático Livre (free flow), eliminando a necessidade de cabines de pedágio e permitindo passagem sem parada. Além disso, haverá descontos para usuários frequentes (DUF), sendo 10% para mais de dez passagens e 20% após a 21ª. Os veículos com tags terão 5% de desconto adicional. As tarifas nos pórticos vão variar de R$ 0,54 a R$ 4,84, mas a cobrança será após a conclusão das obras. Nos trechos já concedidos, a tarifa será reduzida em média 28% a partir de 2025.


Maratona de Leilões (PPI-SP)

O projeto Nova Raposo faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.


Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, já são 25 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 500 bilhões.


Foto: Fau Barbosa

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