top of page

Meningite: Após caso suspeito, Saúde pede que professores e profissionais da educação se vacinem


Jovens com idade entre 15 e 19 anos de idade que não tenham sido vacinados entre os 11 e 12 anos de idade também devem se imunizar

Até o dia 31 de julho estará disponível a vacina contra a meningite para professores e demais profissionais da educação, das redes pública e privada, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cotia. De acordo com a Secretaria de Saúde, a janela na faixa etária a ser vacinada ocorre por conta da tendência de aumento de casos da doença nesta época de outono-inverno.


A janela de vacinação também beneficia adolescentes com idade entre 15 e 19 anos que não tenham recebido as doses quando tinham 11 e 12 anos. Eles devem procurar a UBS mais próxima para verificar a necessidade de tomar o imunizante.


Importante salientar que a meningite é uma doença grave e pode levar a óbito.


Caso suspeito

A coordenação da Vigilância em Saúde de Cotia informou à reportagem do Portal Viva que há um caso suspeito de meningite bacteriana ainda não confirmado em uma escola da rede estadual.


"Trata-se de um caso sugestivo para a doença e a Vigilância Epidemiológica está efetuando, desde ontem (5/06), o bloqueio com medicação apropriada de todos os alunos da mesma sala e alguns professores. Os pais e irmão do caso suspeito também foram bloqueados.


A Vigilância Epidemiológica salienta que teve todo o apoio da equipe escolar para realizar o trabalho de contato com os familiares dos alunos", disse a Vigilância em nota.


Orientação

Além dos profissionais da educação se vacinarem, a Secretaria de Saúde pede a colaboração destes trabalhadores no sentido de orientarem os pais e responsáveis por crianças e adolescentes dentro da faixa etária alvo da vacinação a procurarem a UBS mais próxima de casa e fazerem a imunização contra a meningite, além de atualizarem a caderneta vacinal de acordo com o Plano Nacional de Imunização. Os bebês com 3, 5 e 12 meses de idade devem ser vacinados contra a meningite.

Em caso de dúvidas, basta levar a caderneta de vacina para avaliação das equipes de enfermagem nas UBSs. Durante o mês de junho, três UBSs funcionarão em horário estendido para vacinação até as 20h: UBS Atalaia (dias 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28); UBS Portão (dias 15, 22 e 29); UBS Caucaia do Alto (dias 15, 22 e 29).

Foto: Vagner Santos

100 visualizações

Comments


bottom of page