top of page

Metrô: Estação Adolfo Pinheiro recebe mostra sobre a cultura e as belezas da Índia


Em setembro a exposição de fotos poderá ser conferida na Estação Largo Treze da Linha 5-Lilás

 

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela manutenção e operação da Linha 5-Lilás de metrô, em parceria com o jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho, apresenta aos passageiros alguns aspectos da cultura indiana na mostra "Uma viagem pela Índia".

Nas imagens que compõem a exposição, é possível ter contato com as divindades indianas e seus templos - verdadeiros tesouros arquitetônicos e arqueológicos, como o imponente e famoso Taj Mahal, reconhecido pela UNESCO em 1983 como Patrimônio da Humanidade. Outros palácios também estão presentes na mostra e evocam o passado da Índia - entre esses, o Templo Dourado (Harmandir Sahib), localizado em Amritsar, no Punjab.

Destaque ainda para fotos da rica gastronomia indiana, um reflexo da diversidade do país e o orgulho de suas ricas tradições, unindo especiarias e temperos, como gengibre, cúrcuma, cardamomo em pratos com carne, peixe e frango. Também pode-se contemplar na exposição retratos das danças indianas, surpreendentes em variados estilos.

Nos painéis, há a merecida relevância para o Rio Ganges, o principal rio da Índia e um dos 20 maiores do mundo, e o saree (sari), traje tradicional usado por mulheres indianas, entre outras tantas imagens que compõem a diversificada cultura do país localizado no sul da Ásia, um dos mais populosos do mundo, com mais de 1 bilhão de habitantes.

Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade, a exposição é um incentivo para ampliar o acesso à informação e conhecimento. "Além de um transporte eficiente, seguro e confortável, nosso objetivo é oferecer aos passageiros da Linha 5-Lilás oportunidades de contato com diversas manifestações artísticas e culturais", diz.

As imagens da exposição podem ser vistas também nas redes sociais da concessionária: https://www.facebook.com/ViaMobilidadeSP e https://www.instragram.com/ViaMobilidadeSP.

Painéis expostos na mostra "Uma viagem pela Índia"

Serviço "Uma viagem pela Índia" - Linha 5-Lilás Estação Adolfo Pinheiro: até 31 de agosto Estação Largo Treze: De 3 a 30 de setembro

Sobre a ViaMobilidade: A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.

17 visualizações
bottom of page