top of page

Morre Pieter de Jong, o "seu" Pieter, aos 100 anos

Exemplo de caridade, ele era uma pessoa muito iluminada que dedicou sua vida a ajudar as pessoas.


Morreu nesta segunda-feira, 17, em Cotia, o Sr. Petrus Johannes Maria de Jong, chamado carinhosamente por todos de "seu" Pieter. Ele havia completado 100 anos no último dia 05 de fevereiro.


Exemplo de caridade e santidade, "seu" Pieter era uma pessoa muito iluminada que dedicou sua vida a ajudar as pessoas. Ele foi o fundador da ANUEPO - Associação do Núcleo de Enfrentamento da Pobreza, que nasceu do trabalho voluntário que ele vinha fazendo desde 1970 na região de Cotia, atendendo diretamente famílias pobres e muito pobres.


Sua intenção desde sempre foi trabalhar no enfrentamento da pobreza e no apoio a cada família como um todo integrado, sem ter foco exclusivo em gestantes, crianças, mães solteiras, dependentes químicos, desempregados, incapacitados ou idosos.


Uma história de Amor e Doação

A vocação de enfrentamento ativo da pobreza esteve na vida de Petrus Johannes Maria de Jong desde a infância e se fortaleceu após ter entrado em um seminário-convento Redentorista holandês, em 1942, aos 19 anos de idade.


Tendo sido transferido para Missões no Nordeste brasileiro, onde esteve por oito anos seguidos, em 1959 deixou a vida conventual e passou a viver em São Paulo.


Na década de 1970 começou a trabalhar na assistência voluntária aos pobres na Paróquia Santo Antonio, da Granja Viana, em Cotia. Ali, integrou o Conselho Financeiro da Paróquia e foi Presidente do seu Programa de “Assistência Familiar”, criado em 1992 para coletar doações e entregar alimentos a quem precisava, passando a ser conhecido na região como “seu Pieter”.


Em 1995 começou a realizar o “Natal Solidário”, destinado todo ano a ser um dia de celebração grupal do Nascimento de Jesus Cristo, com brincadeiras, palestras, orações e distribuição de alimentos e brinquedos ou presentes para até 1.500 pessoas, beneficiando algumas centenas de famílias pobres e seus idosos e crianças.


A partir de 1998, já aposentado fez de sua casa um local de distribuição voluntária de alimentos, roupas, sapatos e pequenos móveis, além de visitar as comunidades mais pobres da região para distribuir sopas vespertinas diárias e realizar almoços aos sábados.


Em novembro de 2003 foi fundada a Anuepo sob o nome “Nuepo – Núcleo de Enfrentamento da Pobreza Pieter e Lourdinha”, que em 2015 passou a adotar o nome público Anuepo – Associação do Núcleo de Enfrentamento da Pobreza, dada a expansão de atividades. Sua missão é "dar à população carente recursos materiais mínimos para uma vida com mais dignidade e justiça, com respeito ao ser humano e crença na sua potencialidade transformadora”.


Em 2004 Pieter de Jong foi declarado “Cidadão Honorário de Cotia”, em função de sua incessante benemerência, e em 2006 a Anuepo foi declarada de Utilidade Pública Municipal (Cotia).


Pieter de Jong também lançou o livro ‘Menos pobreza na Terra, mais alegria no Céu’.

"Temos de ir ao encontro da pobreza, temos de enfrentá-la onde ela estiver, com fé em nosso Jesus crucificado: ele há de nos ajudar!” (Pieter de Jong).


O sepultamento será às 16h30 no Cemitério Morumby, na Rua Deputado Laércio Corte, nº 468 - Morumbi / SP.


O Portal Viva se solidariza com a família e amigos. Foi uma honra tê-lo conhecido e poder divulgar o seu trabalho. Vá em Paz, "seu" Pieter!

53 visualizações

Comments


bottom of page