Municípios do Cioeste realizarão o "1º Plogging Regional de Educação Ambiental"


O Plogging, que acontece em novembro, é uma modalidade de corrida/caminhada sustentável.

Na tarde desta terça-feira (14/09), a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de Cotia, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, e com o apoio do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), realizou a primeira reunião semipresencial para apresentação do projeto ‘Plogging Regional de Educação Ambiental’ que será realizado em novembro com a participação dos municípios do Cioeste.


O Plogging é uma modalidade de corrida/caminhada sustentável. A iniciativa Plogging (Plogga = Pegar / jogging = correr (plocka upp)) nasceu em 2016, na Suécia, iniciativa do ambientalista Erik Ahlström. Os participantes fazem o trajeto recolhendo pequenos resíduos no caminho, sem interromper a caminhada/corrida. Também está prevista a realização de exposição socioambiental e de palestras.


O projeto foi apresentado pelos gestores ambientais do Departamento de Educação Ambiental de Cotia. “Esperamos que o máximo de cidades abracem este projeto. Vislumbramos momentos de lazer, descontração e de cuidado com o meio ambiente”, disse Gustavo Gemente, secretário do Verde e do Meio Ambiente de Cotia.


A vice-prefeita e titular de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Ângela Maluf, participou da apresentação e falou da importância da iniciativa. “Eu não conhecia o Plogging e fiquei encantada com a proposta de podermos ter um evento de caminhada, com a participação das famílias, e ainda fazermos esta limpeza em nossa ‘casa maior’”, disse.

Participaram da reunião: Pio Santana, educador e gestor ambiental de Cotia, Luís de Barros e Ana Santos, representando a Sabesp, Mauro Sergio e Carlos Abrão representantes do Cioeste, além de representantes das Secretarias Municipais do Meio Ambiente de Barueri, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba, Araçariguama, Pirapora do Bom Jesus e até de São Roque.


Nas próximas semanas, uma nova reunião deve ser realizada para construção da programação do evento que deve acontecer simultaneamente em todas as cidades participantes.

Fotos: Alexandre Rezende

37 visualizações