Neste sábado (30) acontece o último drive-thru da campanha de vacinação contra a gripe


A ação acontecerá em três pontos, das 9h às 15h, e não será necessário descer do carro para ser vacinado

Está marcado para amanhã (30 de maio) a última edição do drive-thru de vacinação contra a gripe realizado pela Secretaria de Saúde de Cotia, por meio da Campanha Nacional de Vacinação. A campanha chega à reta final e, caso não haja prorrogação por parte do Ministério da Saúde, terminará no dia 5 de junho. Em Cotia, no entanto, a Secretaria de Saúde seguirá com as vacinações de pessoas que fizerem o agendamento. Número da Vigilância Epidemiológica mostram baixa cobertura entre crianças, gestantes e puérperas.

O drive-thru acontecerá em três pontos: em frente à Prefeitura, Caucaia do Alto e no Shopping Granja Viana, das 9h às 15h. Serão vacinadas apenas as pessoas que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde [veja abaixo]. Para receber a dose da vacina é preciso estar de carro e apresentar documento que comprove que faz parte do público-alvo. Todos os ocupantes dos veículos deverão estar de máscara.

A vacina contra a gripe não protege do novo Coronavírus, portanto, a população deve seguir com os cuidados preventivos como o afastamento social, lavar bem as mãos com frequência, usar máscaras, entre outros.

Cobertura está longe da meta

Balanço da Vigilância Epidemiológica mostra que a cobertura de vacinação está longe da meta. Até o dia 28 de maio, apenas 61,86% do público-alvo havia sido imunizado. A maior baixa está entre as crianças (19,73%), gestantes (17,72%), puérperas (16,95%) e adultos 55-59 anos (32,08%). Em Cotia, a VE espera vacinar 53.670 pessoas (o público aumentou com a inserção de novas categorias), o objetivo é imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário.

Quem deve se vacinar?

Professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias), povos indígenas, adultos com idade entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, profissionais das forças de segurança, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros e profissionais de transporte (motoristas e cobradores), trabalhadores portuários e portadores de doenças crônicas (não é necessário ter prescrição específica para vacinação, apenas confirmar que faz parte de programa de doenças crônicas do SUS ou prescrição para uso contínuo de medicamento relacionado ao tratamento da doença crônica indicada).


De segunda a sexta-feira, as UBS’s Atalaia, Caucaia do Alto e a Policlínica participam da campanha de vacinação mediante agendamento pelo telefone 4243-2017 (das 8h às 17h).

 

 

PORTAL VIVA COTIA - O MAIOR SITE DE NOTÍCIAS DE COTIA E REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.
É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva.
É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

Fotos© Portal Viva 2009-2020. Todos os direitos reservados.

Portal Viva Cotia: http://www.portalviva.com.br/
Email: contato@portalviva.com.br
Curta nossa página: facebook.com/PortalVivaCotia

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/portalvivacotia/

© 2020 - Portal Viva Cotia