Nota à imprensa


ENCERRAMENTO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

"Com o encerramento da Semana Nacional de Trânsito no último sábado (25), nós da Secretaria de Transportes e Mobilidade esperamos ter atingido, por meio de nossa campanha nas redes sociais e nos telões espalhados pela cidade, o usuário da via pública, seja ele condutor ou pedestre.

Com campanhas como essa, esperamos de certa forma, contribuir com a conscientização do risco que é o trânsito, para quem usa a via pública para se deslocar diariamente. Acreditamos que esse é o melhor caminho para contribuir com a redução de mortes no trânsito. As campanhas educativas mostram o lado ruim do trânsito, como acidentes causados na sua grande maioria pela imprudência de condutores e pedestres.

Além de nossa campanha virtual na última semana, a Secretaria de Transportes e Mobilidade também executou, por meio de seus agentes, palestras sobre comportamento seguro no trânsito, realizadas em escolas e atendendo crianças do 1º ao 5º ano. Após as palestras foi aplicada para os alunos uma atividade de condutas seguras nas vias.

A campanha da semana do trânsito, bem como outras campanhas segue o programa permanente de educação para o trânsito do governo Rogério Franco, por meio do Decreto Nº 8272, de 6 de fevereiro de 2017.

No último ano tivemos cerca de 35 mil mortes no trânsito (Fonte: www.jovempan.com.br). Fazendo uma analogia podemos considerar que o trânsito é uma pandemia constante, já que os números de mortes são tão impactantes quanto os da Covid-19 que enfrentamos atualmente. Nosso maior objetivo é conscientizar o condutor a respeitar as regras de trânsito, tão rápido como ele aprendeu que o uso da máscara é essencial para prevenção da doença. "A doença trânsito pode ser curada com a vacina do respeito e da responsabilidade que praticamos", disse o secretário da pasta, Joaquim Brechó.

Com ações como essas esperamos contribuir para a redução da ocupação de leitos hospitalares por acidentes envolvendo motoristas e pedestres, evitando custos para o estado e municípios e disponibilizando mais leitos para quem venha a ser infectado pelo novo coronavírus".


Da Secretaria de Transportes e Mobilidade de Cotia

10 visualizações