top of page

“Medalha Patamo”: Guardas Civis são homenageados na Alesp

Atualizado: 26 de nov. de 2021


Medalha Patamo enaltece atuações humanas e fraternas.

 

Nesta segunda-feira, 22, a Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizou uma cerimônia de homenagens aos guardas municipais de todo o país. A iniciativa foi da deputada Leticia Aguiar (PSL), que é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização das Guardas Municipais.


A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório Franco Montoro, no Palácio 9 de Julho, no Ibirapuera, na capital. Ao todo, foram 98 agraciados com a medalha. Dentre eles, obtiveram destaque segmentos como patrulhamento com motocicletas, rondas ostensivas, proteção à mulher, canil, patrulhamento tático motorizado, entre outros.


A mesa oficial do evento foi composta, além da deputada, pelo prefeito da cidade de Vila Velha (ES), Arnaldo Borgo; delegado Akhenaton Augusto Nobre dos Santos; comandante da guarda municipal de Embu das Artes Alexsandro Rodrigo de Oliveira; diretor do departamento de medalhística do Estado de SP Diego Leandro de Paula Silva; auxiliar parlamentar da deputada Anderson Senna; subinspetor Maicon de Almeida e pelo CGM Siderley Andrade De Lima.

Sobre a Medalha Patamo

Concedida pela Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil - uma associação sem fins lucrativos defensora dos interesses coletivos – a medalha tem por finalidade reconhecer as personalidades cujas ações tenham significativamente contribuído ou venham contribuir para o bom desenvolvimento ou estreitamento entre civis e militares para melhor integração da sociedade. A honraria serve para enaltecer militares das Forças Armadas, Policiais Militares e Civis, brasileiros ou estrangeiros, que tenham atuado de forma destacada para a consolidação e o desenvolvimento das relações de Humanidade e Fraternidade.

A medalha é esculpida em bronze esmaltado, com fita em gorgorão brilhoso, realçando a Força e a honra do Homenageado, apontando para um futuro de Poder e Glória.


Jandira

Como o curso de PATAMO nas GCMs teve início em 2005 na GCM de Jandira, um dos integrantes da corporação fez parte da mesa das autoridades e participou da entrega das medalhas aos participantes.

Durante o evento a GCM de Jandira foi citada como destaque e pioneira na especialização dos GCMs quando abriu espaço para outras cidades participarem do curso.

De acordo com o Comando da Guarda Civil Municipal de Jandira, o curso de Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO) é voltado para temas como: maneira adequada de abordagem, conduta de patrulha, revista pessoal, saque e tiro, Atendimento Pré Hospitalar, atendimento de ocorrência com grande vulto, preservação de local de crime, dentre outras habilidade necessárias para um atendimento especializado.


Itapevi

A Honraria, inédita, foi concedida para nove agentes de segurança de Itapevi, por atos de dedicação e capacidade profissional.


Receberam a honraria os GCMs de Itapevi: Humberto Araújo Mendes da Silva (comandante da corporação), Marcelo de Souza (Inspetor), José Carlos Batista dos Santos (Subinspetor), Olmir Aparecido dos Santos (GCM 2ª Classe), Mardonio Oliveira Martins (GCM 3ª Classe), Dener Rocha de Souza (GCM 3ª Classe), Daniel Gomes Cordeiro (GCM 3ª Classe), Themistoclis Loyola Batista (GCM 3ª Classe) e Gilson Barbosa de Oliveira (GCM 3ª Classe).

Os agentes escolhidos receberam as homenagens pela conclusão do curso de Patrulhamento Tático Motorizado, realizado nos últimos anos em parcerias com as cidades de Jandira e Embu das Artes.

Para o comandante da GCM de Itapevi, Humberto Araújo, as medalhas demonstram que “dentro das Guardas, este curso é um dos mais exigentes e difíceis em termos de disciplina e frequência, por exemplo. Física e psicologicamente exige bastante dos profissionais, para que eles estejam muito bem preparados e focados para lidar com a complexidade de atendimentos de ocorrências desta natureza. É um reconhecimento para um curso de elite dentro da Guarda”, explica.


Osasco

Seis agentes da Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) foram homenageados com a “Medalha de Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO)”.

O comandante do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da GCM de Osasco, inspetor Erivan da Silva Gomes, participou da cerimônia.

O Patamo é um curso intensivo de treinamento para patrulhamento tático para a composição de equipes de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), das Guardas Civis Municipais. A honraria concedida pela tem o objetivo de enaltecer militares das Forças Armadas, policiais militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que tenham atuações consideradas de destaque.


Imagens: Alesp e GCM de Itapevi e Osasco



72 visualizações
bottom of page