top of page

Outubro Rosa: Ainda dá tempo para agendar mamografia sem pedido médico em Cotia


Agendamento vai até o dia 31 de outubro


A Campanha Outubro Rosa está no final de suas ações intensificadas de promoção ao combate contra o câncer de mama. Até o dia 31 de outubro de 2023, mulheres de Cotia têm a oportunidade de realizar o agendamento de mamografia sem pedido médico, além de fazer a coleta de papanicolaou sem agendamento e encaminhamento médico. Além disso, algumas UBSs estão com horário estendido, até o fim do mês, exclusivamente para coleta do exame [veja abaixo].

Mulheres com idade entre 40 e 69 anos podem agendar a mamografia na UBS mais próxima. A coleta de papanicolaou está sendo feita prioritariamente em mulheres com idade entre 25 e 69 anos, mas o exame está disponível para demanda espontânea de qualquer idade, sem pedido médico e sem agendamento. Para coletar o exame, a mulher deve estar há pelo menos dois dias sem relação sexual, não fazer duchas e não usar medicamentos vaginais e anticoncepcionais nas 48 horas anteriores ao exame.

No Outubro Rosa, a Secretaria da Saúde implementou diversas ações para incentivar mulheres a realizarem os exames necessários e a adotarem hábitos saudáveis para prevenção do câncer de mama. A Campanha é uma iniciativa mundial que visa conscientizar mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

Serviço:

Campanha Outubro Rosa 2023 – Cotia

Programação até o dia 31/10

Agendamento de mamografia sem pedido médico:

Faixa etária: 40 e 69 anos de idade

Agendamento feito nas UBSs. Levar documento de identificação

Funcionamento em horário estendido para Papanicolaou das 17h às 20h

Nas seguintes Unidades Básicas de Saúde:

UBS Portão

Dia 31/10/2023

UBS Atalaia

Dias: 27 e 30/10/2023

Coleta de exame de Papanicolaou

Demanda espontânea sem agendamento e sem pedido médico (o ano todo)

Foto: Vagner Santos

25 visualizações

Comments


bottom of page