Artista conversou com a reportagem do Portal Viva e disse que sentiu angústia quando soube.
Fau Barbosa
Uma pintura retratando a arte indígena e sua origem em Cotia foi apagada esta semana para dar lugar a propaganda de um empreendimento imobiliário. A ação gerou indignação nas redes sociais.
A pintura, feita pela indígena Tamikuā Txihio, de 29 anos, estava localizado em um prédio na Rua Dez de Janeiro, e foi feito como forma de conscientizar a população, mostrando a conexão da mulher indígena com a natureza e com a onça, símbolo de resistência.
A reportagem do Portal Viva entrou em contato com a artista autora da pintura, Tamikuā Txihio, e também com o Secretário de Indústria e Comércio, Fernando Jão, e com a Godoi Construtora.
A artista
Nossa reportagem conversou por telefone com a artista indígena Tamikuā Txihi, autora da pintura. Ela nos contou que a pintura teve início em dezembro de 2020 e demorou cerca de 15 a 20 dias para ficar pronta, sendo finalizada no dia 23 de dezembro.
"Essa pintura teve um processo especial, foi a primeira pintura em pena, a primeira pintura de uma mulher indígena em São Paulo", disse Tamikuä.
A pintura original, feita pela artista - está na Aldeia Toca da onça oka - Tekoa Itakupe - Terra Indígena Jaraguá SP
"Não tinha pincel, foi feita com o meu próprio cabelo e as paletinhas feitas na aldeia. Como não tinha tinta, usei açafrão, argila, urucum, carvão", contou a artista.
Ela falou sobre o motivo da pintura ter sido feita naquele prédio.
"Cotia é território indígena e aquela avenida era o caminho dos povos originários, caminho de Peaberú. Simboliza a memória do povo carijó, os carijós são os guaranis e permanecemos aqui. A onça é símbolo de luta, de resistência, é dela que vem a nossa força", destacou.
Foto mostra a pintura sendo finalizada pela artista em dezembro de 2020.
Perguntada sobre o que sentiu quando soube que haviam apagado a sua arte, ela respondeu:
"Quando soube que haviam pintado, senti angústia e o retrocesso desses 522 anos de tentativas de apagar a história. Podiam ter nos comunicado, é uma falta de respeito com a memória do nosso povo, do nosso território", disse. "Seguiremos fazendo outras artes", finalizou.
Indústria e Comércio
Segundo Jão, a construtora foi notificada por "Propaganda irregular".
"A propaganda foi removida pelo tamanho, pois não condiz com a Lei Cidade Limpa. A construtora foi notificada e vai responder por todas as propagandas que foram colocadas", disse o Secretário.
Fotos enviadas pelo Secretário de Indústria e Comércio mostram a fachada já limpa, sem propaganda.
A Construtora
A Godoi Construtora encaminhou nota ao Portal Viva:
"A Godoi Construtora se desculpa por um equívoco de um de seus fornecedores. Recebemos ontem o comunicado da Secretaria de Indústria e Comércio de Cotia e em menos de 24hs a placa já foi retirada (foto abaixo)
O prédio em questão não é de nossa propriedade, tendo sido objeto de contrato de locação com autorização da pintura.
É nosso intuito contribuir com artistas locais e com a cultura da cidade e de forma nenhuma queremos causar prejuízos a cidade. Também não tínhamos ciência da origem da arte em questão.
Neste sentido contataremos o artista autor da obra a fim de promover o patrocínio de seu trabalho e mitigar eventuais desconfortos, inclusive, se autorizado pelo proprietário do imóvel, com o refazimento da pintura.
Por outro lado, caso esta autorização não seja concedida, iremos promover uma pintura alternativa equivalente, preferencialmente do mesmo artista".
Foto encaminhada pela Godoi Construtora
Comentários