Polícia Ambiental resgata filhote de passarinho ferido na Granja Viana


Ele estava bastante assustado, com a asa machucada e não conseguia voar.

Na tarde desta quinta-feira, 29, moradores de um condomínio na Granja Viana resgataram um filhote de passarinho que caíra no quintal de uma residência. Ele não conseguia voar e aparentemente parecia estar com a asa quebrada.

O filhote foi alimentado, os vizinhos arrumaram uma gaiola e ele foi resgatado e aquecido, ficando abrigado durante a noite.

Na manhã desta sexta-feira, 30, foi feito contato com o Comandante do 3° Pelotão da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Ambiental , Ten. Gollis, que prontamente encaminhou uma viatura para resgatar o pequeno.

Ele foi identificado como sendo um filhote fêmea de Tie-preto (Tachyphonus coronatus) . "Ele é filhote e por isso geram dúvidas por conta da coloração. Este é todo manchado", disse Gollis. Ele foi transferido para uma gaiola maior e levado ao CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Barueri, para receber os devidos cuidados e poder ser reinserido na natureza.


Curiosidades sobre o Tiê-preto

O tiê-preto é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

Conhecido também como cháu, gurundi, chepe, foguinho preto (São Paulo) e azulão.

Os machos são preto-cintilantes com penas vermelhas escondidas na coroa e manchas brancas no ombro. Em voo, vê-se branco sob as asas. A fêmea é toda marrom, com a cabeça marrom-acinzentada e o restante do corpo é de coloração canela. Mede cerca de 18 centímetros.

Alimenta-se de frutos, sementes, flores e insetos, colhidos nas árvores a partir da altura média até o topo. Frequenta comedouros com frutas. (Fonte:WikiAves/ E-bird).


Atendeu a ocorrência a viatura A-01218, Cb Passos e Sd Francisco.