Polícia Civil realiza Operação "Usura" em Cotia

Atualizado: 4 de Dez de 2021


Operação do DOPE - Departamento de Operações Policiais Estratégicas aconteceu em cumprimento de dez mandados de busca/apreensão e três mandados de prisão temporária.

Policiais Civis da 2ª DAS - Divisão antissequestro, com apoio das equipes das 1ª e 3ª DAS e do GARRA, realizaram nesta sexta-feira, 3, a Operação "Usura", em cumprimento de dez mandados de busca/apreensão e três mandados de prisão temporária.


A Operação teve início às 5h da manhã, com saída de todas as equipes do Palácio da Polícia em São Paulo, rumo aos bairros Quinta dos Angicos, Parque Miguel Mirizola, Recanto dos Victors, Jardim Miranda e Jardim Leonor, com a finalidade de desbaratar uma Associação Criminosa, voltada a prática de Extorsões e Usura Pecuniária.


Segundo o delegado da 2ª DAS, os alvos agiam na região de Cotia, com propósitos e divisões de tarefas, para conseguirem ganhos financeiros por meio de juros exorbitantes pagos pelas vítimas. Com a consequente prática de extorsão, os meliantes usavam de graves ameaças das mais variadas formas, inclusive de morte, já que tinham conhecimento de que as vítimas se encontravam em situações precárias, em função da pandemia, e jamais conseguiriam saudar suas dívidas. Dessa forma e com juros altíssimos, a dívida só aumentava.


Durante a operação deflagrada, as equipes prenderam dois indivíduos, além de apreender seus celulares. Em relação ao terceiro indivíduo, os policiais foram informados por sua esposa, que ele havia falecido de infarto, dias antes. Porém, durante as buscas na residência, os policiais localizaram um revólver calibre 38 municiado, diversas munições, seis carregadores de pistola calibre 380 desmuniciados, além de celulares, notebooks, máquinas de cartão, e vários documentos de interesse policial, que ajudarão na investigação.

No imóvel do primeiro indivíduo, foram localizados oito estojos íntegros, calibre 38, um simulacro de pistola, um coldre de couro, duas máquinas de cartão e dispositivos eletrônicos. Na residência do segundo indivíduo, foi apreendido seu aparelho de telefonia móvel e uma agenda com anotações. Com relação à busca e apreensão, um casal não foi localizado, já que havia se mudado do endereço objeto das buscas, estando em locais incertos.

A Autoridade determinou a apreensão de todos os materiais encontrados, arma de fogo, munições, simulacros, papéis diversos e etc., para as providências de Polícia Judiciária.


Os dois indivíduos foram formalmente indiciados, sendo presos em flagrante.


A Operação terminou por volta das 9h, com a participação de 14 viaturas oficiais e 34 policiais civis.

369 visualizações