Ação aconteceu no Plaza Shopping Carapicuíba
Fau Barbosa
Na manhã desta quarta-feira, 26, a reportagem do Portal Viva participou de um simulado de roubo com vítima de sequestro (quadrilha do PIX) organizado pelo comando do 33º BPM/M.
Antes do evento, os policiais tiveram dois dias de treinamento no local, além do treino constante e diário no início do serviço da Força Tática.
Durante o simulado, foram utilizados fuzis e pistolas Glock, todos com balas de festim, além de todos os armamentos disponíveis para a equipe, como escudo balístico, colete, algema, etc.
A ação
Policiais Militares receberam a informação de que uma vítima do sexo masculino havia sido tomada de roubo na Estrada da Fazendinha e seguia com os bandidos em um veículo branco, tendo a vítima como refém.
A equipe de Força Tática passou a perseguir os bandidos com o apoio do helicóptero Águia. O veículo seguiu em direção ao Shopping. Ao chegarem em frente ao empreendimento, os ladrões trocaram tiros com os policiais e entraram no shopping.
Um policial foi baleado e socorrido pelo Águia.
A equipe entrou no shopping onde trocou tiros com os bandidos. Um deles foi baleado e socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros. O outro se rendeu e foi preso. (Obs: Veja os vídeos da simulação).
Vídeo mostra o momento em que a Força Tática liberta a vítima de sequestro.
Equipe de Força Tática na abordagem do veículo da vítima. Ladrões trocam tiros com a Polícia e entram no Shopping.
Policial é baleado pelos bandidos em frente ao shopping socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros
Vídeo mostra o momento em que o policial baleado é socorrido pela equipe de Resgate
Equipe do helicóptero Águia socorrendo policial baleado
Dentro do shopping, a simulação da prisão de um dos bandidos, e do outro que foi baleado e socorrido.
Vídeo mostra a equipe de Força Tática rendendo os bandidos dentro do Shopping
Vídeo mostra ladrão baleado sendo socorrido pela equipe do Resgate
O simulado
O Tenente Coronel Marcelo Henrique da Silva falou sobre o "modus operandi" da simulação: "Nessa ocorrência, a extorsão ocorre por meio da participação direta da "quadrilha do PIX" e a missão principal da Polícia Militar é a preservação de vidas e integridade física de todos os envolvidos. Isso acontece por meio de técnicas, táticas e procedimentos operacionais, visando a cessação das hostilidades dos agressores e a consequente prisão e apreensão dos infratores", explicou.
"Foi demonstrada a integração da Polícia Militar com a Comunidade, com o emprego do grupamento Aéreo e Bombeiros. O simulado além de instruir e treinar os policiais militares, demonstra à sociedade paulista o nível técnico e profissional da Instituição de Tobias", ressaltou o Coronel.
Participaram da ação cerca de 120 policiais militares (equipes de Força Tática, 5º Baep, Corpo de Bombeiros - UR-18115, equipe do helicóptero Águia 14 e policiais administrativos).
Prestigiaram o simulado o Comandante do policiamento de área metropolitana 8 (CPA/M-8), Coronel PM Adriano Augusto Leão; o Desembargador James Siano, do Tribunal de Justiça de São Paulo; o Presidente do Grupo Del Rey, João Batista Costa; o Vice-Presidente do Grupo Del Rey, Marcelo Roberi; o Ouvidor Municipal de Carapicuíba, Walter Ferreira; o deputado estadual eleito Capitão PM Telhada, além de secretários municipais, equipe de segurança do shopping, além de representantes do Conseg Granja Viana e das Guardas Civis de Cotia e Carapicuíba.
Fotos e vídeos: Fau Barbosa
Comments