Carreta com quase 240kg de maconha foi abordada na Rodovia Raposo Tavares, em Angatuba
Fau Barbosa
Policiais Civis do 2º DP da Granja Viana tomaram conhecimento nesta quarta-feira, 8, sobre um caminhão marca Scania branco vindo do Paraguai com grande quantidade de mercadorias contrabandeadas, tendo como destino a cidade de Cotia.
Os policiais iniciaram diligências com vistas a apurar os fatos, e por volta das 15h20, na altura do km 194 da Rodovia Raposo Tavares, em Angatuba, avistaram e interceptaram o veículo.
Policiais civis abordam motorista do caminhão
Na cabine do caminhão estavam o motorista e um ajudante, ambos de nacionalidade paraguaia. Cientificado da denúncia envolvendo o caminhão por ele conduzido, o motorista informou que o veículo levava bobinas de ráfia e tinha sido carregado na Ciudad del Leste com destino a cidade de Ribeirão Preto/SP. O motorista disse ainda que Foz do Iguaçu/PR parou para carregar 13 (treze) caixas de cigarros eletrônicos modelo VIPER com destino à cidade Itu/SP, aceitando a proposta de uma pessoa que lhe ofereceu o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por cada volume transportado como forma de garantir uma renda extra a família.
Diante dos fatos, os policiais civis conduziram a ocorrência ao 2º DP da Granja Viana, onde foi feita a abertura do baú do caminhão e conforme dito pelo motorista, foram encontradas 139 peças de bobinas de ráfia, além de 13 caixas de papelão envoltas com filme plástico com a inscrição VIPER.
Entretanto, ao abrirem as respectivas caixas, a Equipe policial constatou inúmeros tabletes de substância vegetal de cor esverdeada prensada (maconha), não sendo encontrados produtos fumígenos. Surpreso, o motorista disse com veemência desconhecer a carga de entorpecentes alegando que quando parou para carregar o caminhão em Foz do Iguaçu as caixas de papelão já estavam lacradas e plastificadas de modo que não tinha conhecimento da mercadoria nela armazenada, acreditando ser cigarrilhas e essências para narguilé conforme combinado com o indivíduo mediante pagamento da quantia de R$ 2.600,00 (dois mil e seiscentos reais) após descarregamento em um posto de gasolina no município de Itu.
Carreta vinda do Paraguai transportava carga de maconha
Foi requisitado exame de constatação para a droga apreendida, cujo Laudo Pericial nº 367.746/2023 do IC de Taboão da Serra resultou positivo na detecção de 238 quilos e 890 gramas de TETRAHIDROCANNABINOL (THC) correspondente a 443 tabletes de maconha.
Foi dada voz de prisão ao motorista,, que negou a pratica do crime bradando com indignação "ter sido enganado", justificando ter concordado com o transporte de caixas de VIPER e não maconha. Com relação ao passageiro, foi apurado tratar-se de um amigo do motorista o qual partiu em viagem consigo rumo a São Paulo na condição de carona para praticar aulas de condução de caminhões.
Foi feito contato com o proprietário do caminhão, que alegou desconhecimento do transporte da substancia ilícita, dizendo nunca ter tido problema com o funcionário e se comprometendo a encaminhar um advogado e representante da empresa para Cotia nas próximas horas.
O caminhão e a mercadoria foram apreendidos para averiguação da licitude e procedência. O motorista foi indiciado e recolhido à Cadeia Publica de Cotia onde permanecerá à disposição da justiça no aguardo de Audiência de Custódia.
A ocorrência foi registrada no 2º DP da Granja Viana, em boletim de natureza "L 11.343/06 - Entorpecentes - Drogas sem autorização ou em desacordo (Art.33, caput)".
Commenti