top of page

Polícia Ambiental realiza Operação Jequitibá


Operação na região conta com 20 viaturas e 46 policiais

 

Em comemoração ao Dia da Árvore nesta segunda-feira (21/9), a Polícia Militar Ambiental deflagrou, em todo o estado, a “Operação Jequitibá”. As ações continuam nesta terça-feira(22).


Em Cotia e região, policiais ambientais sob o comando do Cmte de Cia. Cap Sukaits e Cmte. de Pel. 1º Ten Uzueli, realizam fiscalização à denúncias recebidas, constatando diversas degradações ao meio ambiente como desmatamento, construções irregulares em áreas de proteção, etc.


Cotia

Na Estrada do DAE, os policiais flagraram supressão de vegetação nativa em uma área correspondente à 0,013 hectares, com a finalidade de construção de moradia, sem autorização do órgão ambiental competente. A região já havia sido objeto de fiscalização na última quinta-feira, conforme noticiado pelo Portal Viva.

Foi elaborado o Auto de Infração Ambiental por violação do artigo 50 da Resolução SMA 48/2014, sendo a parte apresentada na Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente.


Em averiguação de outra denúncia, os policiais se dirigiram a Rua dos Peixinhos, onde constataram a veracidade dos fatos apontados em uma área correspondente à 0,02 hectares de vegetação nativa com a finalidade de limpeza da área (Corte e bosque amento), sem autorização do órgão ambiental competente, cabendo salientar que trata-se de área de um terreno inserido e área urbana comum sem proteção.

Dessa forma, foi elaborado o Auto de Infração Ambiental 20200710005400-1na modalidade de advertência por violação do artigo 50 da Resolução SMA 48/2014


Itapecerica da Serra

Na Estrada Abias da Silva, outra equipe flagrou desmatamento de vegetação nativa em área correspondente à 0,29 hectares com a finalidade de limpeza da área (corte e bosqueamento), sem autorização do órgão ambiental competente. Segundo os policiais, trata-se de área de Proteção aos Mananciais.

Foi elaborado o Auto de Infração Ambiental na modalidade de multa por violação do artigo 50 da Resolução SMA 48/2014.


Atenderam as ocorrências as viaturas da 2ª Cia. do 3º Pelotão do 1° BPAmb, as viaturas A-01221, Cb Guerreiro, Cb Passos e Sd Silva e A-01226, Cb Almir e Cb Ribeiro.

301 visualizações
bottom of page