top of page

Avenida Rubens Caramez será interditada a partir da próxima segunda-feira (27), em Itapevi

Trânsito será liberado apenas para pedestres; melhorias são para obras do Boulevard de Compras.


A partir das 8h da próxima segunda-feira (27) começam as intervenções na Avenida Rubens Caramez, no trecho entre a Praça Carlos de Castro até a Rua Américo Valentin Cristianini, na Vila Aurora. A interdição, para as obras do novo Boulevard de Compras será de cerca de 430 metros de extensão e deve durar 60 dias.


Com isso, o tráfego será interditado para veículos na Avenida Rubens Caramez da Praça Carlos de Castro até a Praça 18 de Fevereiro, com liberação apenas da passagem de pedestres. As obras englobam a readequação do espaço para a criação do Boulevard de Compras, com a instalação de dutos subterrâneos de elétrica e dados.


Via alternativa

A via alternativa para os motoristas que passarem próximo à avenida interditada é acessar a Rua Joaquim Nunes, que terá sentido de mão única, subindo rumo à Rua Escolástica Chaluppe para retorno ao Centro ou acesso à Rua Pedro Luís Garcia, sentido para Cohab ou São Roque. Neste caso, o motorista deverá pegar a Avenida Brasil e descer, contornando a Praça 18 de Fevereiro até sair na Rua Américo Valentin Cristianini, onde cairá na Avenida Rubens Caramez já no trecho liberado.


Novo Boulevard de Compras

Em fevereiro, a Prefeitura iniciou a construção do novo Boulevard de Compras no Centro. A iniciativa prevê a construção de uma nova via, que vai abranger 420 metros de extensão na Avenida Rubens Caramez, entre as praças Carlos de Castro e 18 de Fevereiro. De acordo com levantamento da Secretaria de Infraestrutura as obras atingiram cerca de 40%.

Neste instante, a Avenida Rubens Caramez passa por escavações na faixa ao lado da Praça 18 de Fevereiro com instalação da parte elétrica. O espaço terá total acessibilidade, um visual moderno e totalmente arborizado. Os trabalhos são viabilizados com recursos próprios e também por meio de uma parceria com o Governo do Estado.


A expectativa é de que os serviços sejam concluídos para oferecer mais segurança e conforto aos pedestres. Com isso, a inauguração do espaço deve acontecer no segundo semestre deste ano. Depois de pronto, a população poderá percorrer o principal endereço da área central da cidade com mais tranquilidade.


Com essa implantação, os carros deixarão de percorrer esse trecho da avenida com frequência. Além da Avenida Rubens Caramez, as duas praças existentes no início e no final do percurso também passarão por uma revitalização e, dessa forma, ficarão padronizadas segundo os projetos arquitetônico e de paisagismo do novo calçadão.

Sobre o Calçadão

Para a implantação, será realizada a demolição das atuais calçadas existentes ao longo da avenida. Depois, o trecho receberá pisos intertravados, três conjuntos de mesa e bancos em concreto, condizentes à identidade visual.


A pista da via  para pedestres e as duas praças terão piso tátil para acessibilidade dos deficientes visuais e outros bancos de concreto aparente. Haverá ainda uma pavimentação asfáltica para tráfego médio e controlado de veículos para carga e descarga do comércio.

O percurso contará ainda com postes com luminárias duplas de iluminação, com fiação embutida, vagas para bicicletários e lixeiras duplas distribuídas no calçadão. Na parte de paisagismo, o projeto garantirá a colocação de grama esmeralda em algumas partes das praças e também na avenida, além de palmeiras imperiais.


Foto: Celio Júnior PMI

Comments


bottom of page