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Prefeitura de SP implanta a Faixa Azul em mais quatro vias da cidade

Locais estarão com a Faixa Azul completamente implantada, isto é, com a sinalização de solo e sinalização vertical, até o final de abril.


A Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) da Prefeitura de São Paulo e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), iniciaram o processo de implantação da Faixa Azul em quatro vias autorizadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para ampliação do projeto-piloto na capital. As avenidas Santos Dumont e Washington Luís, a Rua Santa Eulália e o Túnel Ayrton Senna I estarão com a Faixa Azul completamente implantada, isto é, com a sinalização de solo e sinalização vertical, até o final de abril. 


O “corredor Washington Luís” terá a Faixa Azul implantada em três trechos no sentido centro: entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia; entre a Avenida Dória e a Rua Viaza; e entre a Rua Vieira de Morais e a Avenida dos Bandeirantes.


O Túnel Ayrton Senna I será contemplado com a nova sinalização entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colentino Marques.


A Avenida Santos Dumont, desde a avenida Braz Leme até a Ponte das Bandeiras, receberá a Faixa Azul em ambos os sentidos. Por fim, um trecho da Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, terá a Faixa Azul no sentido centro. 


Princípios de Segurança

A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros.

A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis.

Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros “humanos” dos diferentes usuários do viário possam ocasionar em ferimentos graves ou mortes.

 

Confira as vias que receberam a aprovação da Senatran:

  1. Estrada de Itapecerica;

  2. Avenida Senador Teotônio Vilela;

  3. Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira;

  4. Rua Vergueiro;

  5. Avenida Santos Dumont (entre Av. Braz Leme e Ponte das Bandeiras);

  6. Avenida Braz Leme;

  7. Rua Santa Eulália;

  8. Via Elevada Presidente João Goulart;

  9. Túnel Ayrton Senna I;

  10. Complexo Viário Maria Maluf;

  11. Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro;

  12. Avenida Eliseu de Almeida;

  13. Avenida Salim Farah Maluf;

  14. Avenida Pirajussara;

  15. Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello;

  16. Avenida Washington Luís;

  17. Avenida Inajar de Souza;

  18. Avenida do Cursino;

  19. Avenida Jornalista Roberto Marinho;

  20. Avenida Escola Politécnica;

  21. Avenida Doutor Gastão Vidigal;

  22. Avenida Aricanduva;

  23. Avenida Doutor Ricardo Jafet;

  24. Avenida Professor Abraão de Morais;

  25. Avenida Presidente Tancredo Neves;

  26. Avenida Gov. Carvalho Pinto/Avenida Dom Helder Câmara/Avenida Calim Eid;

  27. Rua Sapetuba;

  28. Eixo Norte/Sul (Av. Moreira Guimarães; Av. Rubem Berta; Viaduto 11 de Junho; Av. 23 de Maio; Túnel São João Paulo II; Av. Prestes Maia; Passagem Tom Jobim; Av. Tiradentes; Av. Santos Dumont, entre Av. Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, e Ponte das Bandeira).

 

Projeto-Piloto da Faixa Azul

Atualmente, a frota de motos da cidade de São Paulo é de 1,3 milhão de unidades em circulação. Para reduzir o número de acidentes graves e óbitos de motociclistas, a CET criou o projeto que trouxe mais segurança aos motociclistas, mesmo mantendo o compartilhamento do viário com os veículos e ônibus, sem segregação de espaços. 


O projeto, criado por profissionais da Companhia, das áreas de Segurança Viária, Sinalização, Planejamento e Projetos, construíram um projeto-piloto, inspirado em experiências da Malásia, de Copenhagen e de cidades australianas. O objetivo foi reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas. 


Autoridades de trânsito do México e das cidades de Porto Alegre (RS) e Feira de Santana (BA) estiveram na CET para conhecer o Faixa Azul. Recentemente, o projeto foi apresentado na Espanha durante conferência internacional de segurança para motos. 


Em março, a Prefeitura de São Paulo foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a iniciar a ampliação de mais 120 km do projeto-piloto da Faixa Azul em mais 28 vias, totalizando 200 km até dezembro de 2024. Atualmente, a cidade oferece 90,1 km.

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