top of page

Primeiro cemitério vertical biosseguro público do estado de São Paulo será entregue em Itapevi


Espaço terá capacidade para até 4,2 mil sepultamentos e salas de velórios terão tecnologia para transmissão ao vivo das cerimônias de despedida


A Prefeitura de Itapevi entrega, na próxima sexta-feira (3), às 19h, o primeiro cemitério vertical biosseguro público do Estado de São Paulo. O Memorial Parque Itapevi, está localizado na Estrada Lucinda de Jesus, 591, na Cohab. Como parte das celebrações será realizada uma missa católica no local ao público presente.


O espaço inédito com uma arquitetura moderna e com acessibilidade contará com sistemas de gavetas distribuídas em sete andares, em seis blocos nesta primeira fase, com 1.198 lóculos (gavetas) e possibilidade de transmissão online do velório para os familiares.

A previsão é que até 2024, sejam concluídas as fases 2 e 3, e, o espaço contará com capacidade para 4,2 mil sepultamentos. O ambiente recebeu paisagismo especial, colocação de lona tensionada, instalação do guarda-corpo e dos corrimãos das rampas acessíveis e iluminação de LED.


Para o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), a busca por um cemitério moderno é uma necessidade popular. “Instalamos o que há de mais inovador e ambientalmente responsável para a nossa população. Importante é que vamos conseguir tratar com respeito e dignidade nossos cidadãos e seus entes queridos no momento da partida”, disse o Prefeito.


A estrutura

As gavetas biosseguras, sem emendas, são produzidas em fibra de vidro e resina de garrafas pet. Este sistema permite um sepultamento mais seguro ambientalmente, já que não contamina o ar, o solo ou o lençol freático e reduz o nível de enxofre lançado na atmosfera.


Outra vantagem do cemitério vertical é a otimização do espaço: a proporção é de um túmulo convencional para cada sete sepulturas verticais. O novo modelo também permite um sepultamento mais ágil, concluído em apenas dez minutos, enquanto no modo convencional, são utilizados cerca de 55 minutos.


Capacidade

O Memorial Parque terá capacidade para até 4,2 mil gavetas. O sistema rotativo resolve a necessidade de novas sepulturas com o passar do tempo, já que os corpos permanecem nos lóculos por três anos, sendo direcionados posteriormente para um ossário com identificação do sepultado.


O novo cemitério será utilizado para os novos sepultamentos e o atual, no Jardim Julieta, que já está no limite da sua capacidade, terá sua manutenção garantida, mas sem novos sepultamentos, na parte pública.


Velórios online

As salas de velório do Memorial Parque estão equipadas com tecnologia para transmissão ao vivo das cerimônias de despedida. A ação, com autorização da família permitirá que parentes e amigos de todo mundo possam participar de maneira online da última homenagem ao falecido.

Foto: Célio Júnior PMI

165 visualizações

Comentários


bottom of page