top of page

Proerd: Polícia Militar de Osasco forma 4.290 alunos da rede municipal contra as drogas


Fau Barbosa

Com o apoio de professores, pais e alunos, a Polícia Militar realizou no dia 1º de dezembro, uma mega-formatura de 4.290 crianças que participaram do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência e do Proerd Kids, para séries iniciais.


Por meio do trabalho dos instrutores Proerd, Cb Adriana, Cb Grayce Kelly, Cb Marciano, Cb Braga, Cb Bonetti e Sd Moscareli, as crianças de 22 escolas municipais de Osasco estão habilitadas a dizer não às drogas.


O evento aconteceu no FITO - Fundação Instituto Tecnológico de Osasco e contou com a presença do Prefeito de Osasco, Rogério Lins, do Secretário de Educação, da Comandante do 14º BPMM, Tenente Coronel Eunice Rosa Godinho, da Banda Regimental de Música do CPA/M8, sob a regência do Sgto Belline Carneiro e dos PM´s da Alegria, Cap. Edinho e Sd Risadinha, do 36º BPM/M e do mascote do Proerd, o Leão Dare.

PROERD

O Proerd é um programa de responsabilidade social, de cunho preventivo, adotado em 52 países ao redor do mundo, com mais de 40 milhões de crianças. O programa é originário de Los Angeles/EUA (D.A.R.E. Drug Abuse Resistance Education).

O estado de São Paulo adotou a iniciativa em 1993 e desde então vem desenvolvendo o programa ininterruptamente. Atualmente o Proerd é desenvolvido em todos os estados e no Distrito Federal. O Brasil dispõe de sete Centros de Treinamento: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O Proerd é uma iniciativa preventiva da Polícia Militar no combate às drogas e à violência onde, a partir de um esforço cooperativo entre escolas, família e Polícia Militar, por meio de lições contidas no livro Proerd. O aluno recebe as aulas semanalmente, com ensinamentos de prevenção e segurança para séries iniciais; os policiais instrutores abordam temas como cidadania, prevenção ao abuso de drogas e técnicas eficazes de resistência à violência, além de conhecer o modelo de tomada de decisão para ajudar os alunos a levar uma vida segura e saudável, lição que vale para toda a vida.

Em Osasco, por meio do 14ºBPMM, desde 1998 até 2022, o programa já atendeu aproximadamente 92 mil crianças.

No estado de São Paulo, atualmente, o Proerd conta com 87 instrutores ativos e alcançou a marca de 10.803.316 (dez milhões, oitocentos e três, trezentos e dezesseis) crianças e adolescentes formados.


Confira o vídeo da formatura:

Foto 1: A Comandante do 14º BPMM, Tenente Coronel Eunice, com os PM´s da Alegria.




67 visualizações

Comments


bottom of page