top of page

Programa Parcerias Municipais capacitará gestores públicos para prevenção de doenças crônicas


Secretaria de Desenvolvimento Regional assina acordo de cooperação técnica com entidade do Terceiro Setor para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis

 

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, assinou na manhã desta quinta-feira (15), no Palácio dos Bandeirantes, termo técnico de cooperação com a ACT Promoção de Saúde. A parceria firmada no âmbito do Programa Parcerias Municipais capacitará gestores públicos para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT’s). Participaram do evento o Coordenador do Programa Parcerias Municipais, Renan Bastianon; o Coordenador de Projetos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Andrea Calabi; a Diretora Executiva da ACT Promoção da Saúde, Monica Andreis, e a Coordenadora de Inovação e Estratégia da ACT, Marília Sobral Albiero.

“O Parcerias Municipais objetiva melhorar os principais índices de segurança pública, educação e saúde em todo o estado de São Paulo. Hoje o programa faz uma importante parceria com a sociedade civil através da ACT, que é uma entidade que têm experiência em prevenção de doenças crônicas não transmissíveis”, esclareceu o Secretário Marco Vinholi.


Essa é a primeira vez que o Programa Parcerias Municipais firma acordo com entidade do Terceiro Setor. A cooperação objetiva a capacitação de mil gestores públicos por meio de curso no formato online, em linha sobre apoio público a política específica (“advocacy”) e prevenção e controle de DCNT’s. O objetivo é possibilitar que os municípios adotem políticas públicas eficazes de curto, médio e longo prazo. O programa de capacitação será lançado em fevereiro de 2021.


“A equipe do Parcerias Municipais fica muito feliz com essa parceria com a ACT. A partir do ano que vem vamos oferecer aos gestores municipais um curso com muitas informações e trocar experiências para podermos enfrentar essa questão tão importante que são as doenças crônicas não transmissíveis”, acrescentou o Coordenador do Programa, Renan Bastianon.


A iniciativa visa apoiar os municípios na prevenção dessas doenças que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima causar 72% das mortes no Brasil. Devido a pandemia de Covid-19, a previsão é de que esse número aumente no próximo ano, uma vez que propiciou a sociedade a desenvolver comportamentos e situações que contribuem para o desenvolvimento dessas doenças. Vale ressaltar que são DCNT’s: diabetes, hipertensão arterial, cânceres e doenças crônicas respiratórias.


“Nós sabemos que boa parte dessas doenças podem ser evitadas mediante prevenção e controle dos seus fatores de risco, então para nós é uma grande satisfação ver a prioridade que o Governo do Estado de São Paulo concede a esse tema por meio do Programa Parcerias Municipais”, afirmou a Diretora Executiva da ACT Promoção de Saúde, Monica Andreis

24 visualizações
bottom of page