top of page

Projeto de Lei garante atendimento psicológico aos GCMs de Cotia

Propositura, de autoria do vereador Serginho (PSB), foi lida na presença do novo Secretário de Segurança, Cel. Odair Marcelo


Fau Barbosa

Visando resguardar a integridade física e mental de toda a corporação da Guarda Civil Municipal (GCM), foi apresentada na sessão desta terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Cotia, uma propositura dispondo sobre a oferta de atendimento psicológico aos profissionais de segurança pública. O autor da proposta é o vereador Sergio Luiz de Freitas - Serginho (PSB).


A sessão contou com a presença do Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Odair Marcelo de Camargo e do Secretário Adjunto, Coronel Vagner Joaquim da Silva.


O Projeto de Lei

Projeto de Lei nº 8/2024 dispõe sobre o atendimento psicológico aos membros da corporação da Guarda Civil de Cotia. A justificativa do Projeto de Lei nº 8/2024 esclarece que a oferta de atendimento psicológico visa promover a saúde mental, a superação de conflitos, traumas e dificuldades, bem como minimizar o sofrimento e o estresse causados pela natureza do trabalho. A proposta foi elaborada em resposta à tragédia ocorrida em fevereiro na sede da GCM, que resultou na morte de dois Guardas Municipais. O Projeto deve ser votado nas próximas Sessões da Câmara Municipal e, após aprovado, segue para sanção ou veto do Poder Executivo.


Na Tribuna, foi destacada a importância do trabalho realizado pela GCM em Cotia. "A gente fica aqui tentando entender tudo isso, por que aconteceu e acontece. De que forma podemos ajudar, estender a mão a esses homens que defendem a sociedade, a nossa vida, a nossa família. Como podemos agir para melhorar a vida de quem está na rua fardado, colocando a sua vida em risco por nós? Conversando com amigos da Guarda Municipal, desenvolvemos um projeto para estarmos mais próximos dos agentes e entendermos as necessidades que esses profissionais estão passando", destacou o autor da propositura.


Novos gestores de Segurança

Os novos gestores da Secretaria Municipal de Segurança Pública falaram sobre as metas da nova administração da pasta, destacando a importância do conhecimento e do diálogo, de ouvir e estar à disposição da equipe.

Cel. Vagner e Cel. Odair Marcelo (Imagem: Câmara de Cotia)


"Hoje não se trata a segurança com embrutecimento, com crenças de que a brutalidade e a violência aplicada pelo Estado podem corrigir problemas. A prevenção com tecnologia, o conhecimento, o treinamento e a valorização do homem trazem dignidade à segurança pública", disse o secretário de Segurança, Coronel Odair Camargo.


(Foto1 - Freepik)



24 visualizações

Comments


bottom of page