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Fau Barbosa

Raposo Tavares aparece entre as nove rodovias de SP consideradas as melhores do País

Estudo da CNT levou em consideração geometria da rodovia, qualidade do pavimento e sinalização ao usuário


O Estado de São Paulo lidera no ranking das melhores rodovias do Brasil, com nove das dez estradas mais bem avaliadas, conforme levantamento divulgado na terça-feira (19) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).


O estudo também aponta que oito das dez melhores rodovias paulistas são concedidas. Esse resultado consolida o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, supervisionado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), como referência em investimentos, segurança viária, desenvolvimento econômico e qualidade de vida aos usuários.


Ainda de acordo com o estudo da CNT, quase 80% das rodovias de São Paulo estão em condições satisfatórias, classificadas como ótimo ou bom — o equivalente a 8.112 quilômetros de um total de 10.760.


Veja quais rodovias paulistas estão entre as 10 melhores do país:

  1. Raposo Tavares (SP-270): supervisionada pela Artesp

  2. Rodovia dos Tamoios (SP-099): supervisionada pela Artesp

  3. Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano) (SP-225): supervisionada pela Artesp

  4. Rodoanel Mário Covas (SP-021): supervisionada pela Artesp

  5. Rodovia dos Bandeirantes (SP-348): supervisionada pela Artesp

  6. Via Lagos (RJ-124)

  7. Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463): administrado pelo DER/SP

  8. Rodovia Marechal Rondon (SP-300): supervisionada pela Artesp

  9. Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070): supervisionada pela Artesp

  10. Corredor Dom Pedro I (SP-065): supervisionada pela Artesp


A Pesquisa CNT de Rodovias 2024 avaliou criteriosamente as condições das principais vias do país. Para determinar a classificação, foram utilizados três pilares fundamentais como metodologia, que considera:

  • Pavimento: A qualidade do pavimento é um fator crucial para a segurança e o conforto dos usuários, impactando diretamente na vida útil dos veículos e nos custos de transporte. São avaliados aspectos como a presença de buracos, rachaduras, ondulações e deformações na superfície da pista.

  • Sinalização: A sinalização adequada é essencial para orientar os motoristas, garantir a fluidez do tráfego e prevenir acidentes. A pesquisa analisa a presença, visibilidade e estado de conservação de placas, faixas e outros elementos de sinalização, como tachas refletivas e defensas.

  • Geometria da Via: A geometria da via engloba as características físicas da rodovia, como curvas, aclives, declives, acostamentos, pontes e viadutos. Esses elementos influenciam diretamente na segurança e na capacidade da via de suportar o tráfego.


SP na Direção Certa

Uma das prioridades da gestão paulista, o programa de concessões rodoviárias integra o plano São Paulo na Direção Certa, lançado em maio. O plano está estruturado em três eixos centrais: Expansão de Investimentos, Melhoria e Efetividade do Gasto e Redução de Despesas Correntes, e Modernização da Administração Pública.


Entre as medidas previstas, destacam-se a elaboração de estudos para a ampliação dos programas de transação tributária, a renegociação da dívida do Estado com a União, a modernização da relação do Fisco com os contribuintes e a revisão dos benefícios fiscais e tributários.


Imagem: Pablo Jacob-Divulgação/Governo de SP

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