top of page

Rotary Clubs da região se unem para erradicar a pólio


Rotarianos estão empenhados na campanha de vacinação das crianças contra a paralisia infantil. Dia D acontece neste sábado, 20.


O caso de poliomielite identificado nos Estados Unidos e a queda na taxa de vacinação no Brasil reacenderam uma preocupação que havia sido sanada no início dos anos 1990, quando a doença foi considerada oficialmente eliminada no País. Por isso, até o dia 9 de setembro, acontece em todo o Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias, além da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias.


Neste sábado, 20 de agosto, está marcada a realização do Dia D de Multivacinação e os Rotary Clubs da região adotaram algumas UBS’s (Unidades básicas de Saúde) para colaborar com a iniciativa e levar um pouco de alegria para as crianças que estarão sendo vacinadas, com distribuição de doces e bexigas, entre outras ações.


O Rotary Club de Cotia - Mulheres Empreendedoras estará na UBS ASSA, na Rua Santo Antônio, 406, na Granja Viana. A própria presidente do clube, Celia de Oliveira, contraiu o vírus da Pólio em 1957, aos 8 meses de idade, quando ainda não havia vacina disponível no país. O clube terá a visita do personagem Zé Gotinha, além de atividades lúdicas como desenhos e pinturas para as crianças. "O objetivo da campanha é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, bem como garantir que os jovens recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização”, afirmou Célia.


Já o Rotary Club de Cotia Granja Viana estará com o Zé Gotinha distribuindo doces e balões coloridos na UBS do Jardim São Vicente (Estrada do Embu, 625 - Jardim Torino).

A presidente Maria Goreti Camarano acredita no poder das ações voluntárias. "Nós podemos transformar vidas com as nossas ações! E com nosso trabalho em prol da erradicação da poliomielite, criamos uma rede de apoio ao Município. Nós acreditamos que podemos eliminar a pólio globalmente! Por isso, no dia D estaremos todos juntos nessa missão!", ressaltou Goreti.


O Rotary E-club de Cotia – Granja Vianna – Inspiração estará na UBS do Rio Cotia (Rua Pedro Rodrigues, 12 – Jardim Rio Cotia). A presidente Angela Serrano disse que o e-club pretende atingir o maior número de crianças possível e oferecerá “balões/bexigas personalizadas, pirulito, algodão doce, pipoca, suco, brinquedo inflável e a presença do Zé Gotinha”.


Na região central da cidade, estarão o Rotary Club de Cotia - Centro, na UBS Atalaia (Rua Demétrio Calfat, 300 - Atalaia) e o Rotary Club de Cotia - Granja Viana – Empresarial na UBS Portão (Av. Vasco Massafeli, 605 – Portão).


Ao contrário de muitas doenças, a poliomielite pode ser erradicada e o Rotary tem se concentrado na defesa e difusão da causa, arrecadação de fundos, voluntariado e aumento da conscientização sobre a necessidade de eliminarmos a doença.

“Corremos o grave risco de a pólio voltar ao Brasil, em função da baixa cobertura vacinal. Estamos com apenas 67% quando o ideal é acima de 95%. As associações médicas e as autoridades de saúde também compartilham desta preocupação e o Ministério da Saúde está confirmando uma imediata campanha de vacinação. Se a pólio voltar, ela pode se espalhar rapidamente e voltaremos a viver o pesadelo de ver as nossas crianças contraírem uma doença que não tem cura, mas pode ser evitada pela vacina”, alertam os coordenadores da campanha rotária End Polio Now, Nestor Amarilho e Pedro Durão.

Você sabia?

O Rotary e seus parceiros lideram os trabalhos de erradicação mundial da pólio há mais de 30 anos. Rotarianos já doaram mais de US$ 2,2 bilhões e incontáveis horas de trabalho voluntário para proteger mais de 3 bilhões de crianças em 122 países. Além disso, o Rotary desempenhou um importante papel na sensibilização de governos mundiais para que contribuíssem com mais de US$ 10 bilhões à causa.


O Rotary lançou o programa de imunização Pólio Plus em 1985. Em 1988, a organização se tornou líder na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, junto com a Organização Mundial da Saúde e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças. Mais tarde, a Fundação Bill e Melinda Gates também passou a integrar o grupo.


Desde que a iniciativa começou, a incidência da paralisia infantil no mundo caiu em mais de 99,9%.


62 visualizações

Comments


bottom of page