top of page

Sábado (20/05) é dia da tradicional Folia de Reis com programação especial em Cotia


Folia de Santo Reis, do Grupo de Reis, de Caucaia do Alto, é Patrimônio Cultural Imaterial de Cotia desde 2022. Programação é livre a aberta para o público

Está marcada para sábado (20 de maio), a partir das 20h, a tradicional Folia de Santo Reis, do Grupo de Reis, em Caucaia do Alto, com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia. A comemoração aos três Reis Magos, anunciadores do nascimento do Menino Jesus, será marcada pelas festividades folclóricas que farão um resgate à cultura e tradição que enriquece a manifestação cultural do município. A Folia de Santo Reis é patrimônio Cultural Imaterial de Cotia desde 2022 (Lei 2261/22) e a celebração contará com a bênção do Padre José Maria, pároco da Paróquia N. Sra. da Imaculada Conceição.

A Folia de Reis acontecerá na casa do festeiro Seu Cassimiro de Jesus Nascimento. A festa foi trazida para Caucaia por sua esposa, a dona Maria do Carmo, há 28 anos. A filha do casal, Cássia Regina, que é a Bandeira do grupo, lembra como tudo começou. “[a folia] é uma tradição de família que veio da Bahia [...] meu pai é o festeiro”, disse. “Minha mãe, Maria do Carmo, que trouxe [a Folia de Reis] para Caucaia do Alto”, completou Cássia.

De acordo com a filha do casal festeiro, a Folia começou quando chamaram o Seu Cassimiro para rezar um terço na casa da falecida dona Malvina. Ela pediu para cantar um Reis e a Folia não parou mais. Atualmente, o Grupo de Reis da Folia de Santo Reis conta com cerca de 20 componentes.

Por tradição, o Grupo canta Reis de casa em casa até o dia da Festa. Mas, por conta do pequeno número de integrantes, o Grupo retira a bandeira apenas da casa mais próxima do festeiro, todos rezam o terço, recebem a bênção do padre José Maria e depois acontece a coroação de Nossa Senhora. “Depois nós nos apresentamos cantando Reis até o grupo cansar. Normalmente [a folia] dura a noite toda. Tem hora para começar, mas não tem hora para terminar”, salientou Cássia.

Durante a festa é servido lanche aos participantes. “O Reis é uma festa de doação, cada um doa o que pode e contribui da forma que pode. Alguns doam dinheiro, outros doem alimentos que a gente vai transformar no lanche e na bebida que vai ser servida na festa”, destacou Cássia Regina que também é organizadora da Folia de Reis ao lado dos pais

Serviço

Folia de Santo Reis – Grupo Reis

Dia 20 de maioa partir das 19h

· Retirada da Bandeira na casa vizinha do festeiro

· Terço com a bênção do Padre José Maria (Igreja Matriz de Caucaia)

· Início da cantoria

Endereço: Rua Santa Rita, 84 – Caucaia do Alto – acesso pela Av. Roque Celestino Pires, entrar na Estrada da Estação de Caucaia, passar a linha férrea e acessar a Rua Santa Rita)


44 visualizações

Comentarios


bottom of page