Santana de Parnaíba: São esperadas mais de 30 mil pessoas na procissão de Corpus Christi


Depois de dois anos suspenso, por conta da pandemia de Covid-19, evento volta a ser realizado este ano; Tapete decorado tem mais de 800 metros


Depois de suspenso por dois anos, por conta da pandemia de Covid-19, este ano a tradição do tapete decorado no Corpus Christi será retomada. A confecção do tapete decorado com serragem no centro histórico da cidade completa 55 anos em 2022. Para a produção do tapete serão utilizadas cerca de 10 toneladas de serragem.


A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Santana de Parnaíba fornecerá cerca de 10 toneladas de serragem (80 metros cúbicos), corantes para o tingimento das serragens além dos desenhos principais que serão utilizados na confecção do tapete.


Os trabalhos de decoração têm início por volta das 6 horas é realizado pela igreja católica com a ajuda de mais de 1.000 pessoas das diversas comunidades da cidade.


Este ano, em Santana de Parnaíba, são esperadas mais de 30 mil pessoas na procissão de

Corpus Christi.

Tema

A decoração do tapete segue o tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano é “Fraternidade e Educação”. Ao longo de aproximadamente 800 metros pelas ruas do centro histórico de Santana de Parnaíba, serão colocados 60 desenhos seguindo o tema da Campanha da Fraternidade e que foram desenvolvidos pelo artista plástico, S. Maia.

Interligando os 60 desenhos, realizados pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, a própria comunidade realiza a decoração do tapete seguindo o tema da Campanha da

Fraternidade. Além da serragem, são utilizadas tampinhas de alumínio, tampas de garrafa pet, pó de café e outros produtos recolhidos e armazenados pelos próprios moradores para a confecção do tapete.


O tapete é utilizado na procissão onde os fiéis acompanham o sacerdote com o Santíssimo Sacramento, que para os católicos simboliza a eucaristia, que representa o corpo de Cristo. A procissão ocorre após a missa principal do dia que está prevista para acontecer a partir das 15 horas.


Este ano, por conta da pandemia a missa principal de Corpus Christi, na quinta-feira, dia 16, será realizada a céu aberto ao lado da igreja matriz de Santa Ana, no centro histórico de Santana de Parnaíba. Nas proximidades de onde ocorrerá a festa também haverá barracas comercializando artesanato e comida, além de banheiros químicos para os visitantes.


Serviço

Corpus Christi – Santana de Parnaíba

6 horas – início da confecção dos tapetes decorados pelas ruas do

centro histórico

10 horas – missa na igreja Matriz

12 horas – missa na igreja Matriz

15 horas – missa campal seguida de procissão pelas ruas do

centro histórico

37 visualizações